segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Cocal dos Alves é o município do Brasil onde mais se aprende Matemática, segundo Revista Exame

 
Cocal dos Alves, a cidadezinha de 5.677 moradores (IBGE, 2013) é a campeã brasileira de matemática. Enquanto o Brasil apenas 33% dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental sabem matemática, nesse município piauiense o número chega a 89%.
Os dados fazem parte de uma lista das seis cidades brasileiras onde se aprende mais matemática. Nenhuma delas é um grande município – o que parece evidenciar o esforço pessoal de alunos e professores dessas cidades.
A pesquisa dos municípios foi publicada no portal da Revista Exame feita pela Fundação Lemann, com base nos dados da plataforma qEdu. Os dados são de 2011, os mais recentes disponíveis.
E é uma pesquisa tornada pública depois da má notícia da semana passada, quando o Brasil tomou bomba internacionalmente em matemática: ficou em 58º, de um total de 65 países, no Pisa, teste realizado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), grupo que reúne nações ricas.
No questionário aplicado a alunos de 15 anos de todos esses países, o Pisa detectou que os brasileiros têm mais medo de matemática (o que eles chamam de “math anxiety”) que a média dos países da OCDE.
Não é sem razão: aqui, apenas 12% dos estudantes no 9º ano do ensino fundamental têm conhecimento adequado de matemática para a série em que estão. Dito de outra forma: quase 9 de cada 10 não sabem o que deveriam antes de entrar no ensino médio.
A meta do movimento Todos pela Educação é que 70% dos alunos, na média nacional, conheçam adequadamente o conteúdo esperado para sua série até 2022.
As cidades da lista abaixo, no entanto, já cumprem esta meta hoje.
É verdade que todas elas têm no máximo duas turmas no 9º ano. Isto facilita que consigam bons resultados comparadas a cidades com redes educacionais gigantescas.
Mas o fato do Brasil ter milhares de pequenos municípios e apenas estes seis integrarem esta lista mostra que elas devem ser parabenizadas.
O conceito do que os alunos devem aprender utilizado pelo Todos pela Educação é baseado na chamada escala Saeb e é amplamente aceito por especialistas em educação.

1º Cocal dos Alves (PI)
Alunos que sabem Matemática no 9º ano: 89%
Quantos sabiam em 2009: 61%
No Brasil, apenas 12% dos alunos estão no mesmo nível
Alunos que sabem Matemática no 5º ano: 65%
Quantos sabiam em 2009: 48%
No Brasil, apenas 33% dos alunos estão no mesmo nível

2º Coronel Xavier Chaves (MG)
Alunos que sabem Matemática no 9º ano: 85%
Quantos sabiam em 2009: 58%
No Brasil, apenas 12% dos alunos estão no mesmo nível
Alunos que sabem Matemática no 5º ano: 68%
Quantos sabiam em 2009: 81%


3º Itamarati (AM)
Alunos que sabem Matemática no 9º ano: 78%
Quantos sabiam em 2009: 82%
No Brasil, apenas 12% dos alunos estão no mesmo nível
Alunos que sabem Matemática no 5º ano: 66%
Quantos sabiam em 2009: 79%


4º Feliz (RS)
Alunos que sabem Matemática no 9º ano: 74%
Quantos sabiam em 2009: 50%
No Brasil, apenas 12% dos alunos estão no mesmo nível
Alunos que sabem Matemática no 5º ano: 60%
Quantos sabiam em 2009: 52%

5º Brochier (RS)
Alunos que sabem Matemática no 9º ano: 71%
Quantos sabiam em 2009: 28%
No Brasil, apenas 12% dos alunos estão no mesmo nível
Alunos que sabem Matemática no 5º ano: sem dados
Quantos sabiam em 2009: 48%

6º Argirita (MG)
Alunos que sabem Matemática no 9º ano: 70%
Quantos sabiam em 2009: 44%
No Brasil, apenas 12% dos alunos estão no mesmo nível
Alunos que sabem Matemática no 5º ano: 58%
Quantos sabiam em 2009: 62%

Informações da Revista Exame e do blog do Jornalista Cláudio Barros (Portal Meio Norte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário