sábado, 30 de novembro de 2013

Caminhão tomba, deixando uma vítima fatal e outra gravemente ferida na estrada que liga Cocal a Luiz Correia



 
Na noite desta sexta-feira (29/11), uma equipe do SAMU e uma equipe do corpo de bombeiros foram acionadas para prestarem socorro as vítimas de um grave acidente envolvendo um caminhão que deixou o saldo de um homem morto e uma mulher gravemente ferida, o acidente ocorreu em uum trecho que compreende os povoados Caldeirão (zona rural de Cocal) e Brejinho (zona rural de Luis Correia), o local é popularmente conhecido como “Ladeira do Caldeirão”.

O caminhão era ocupado por um casal residente na localidade Carnaubal (zona rural de Luis Correia), tendo como vítima fatal, o motorista Nilton Cezar Galeno, 36 anos, já Valdenia Araujo Galeno, 32 anos, ficou gravemente ferida, com suspeita de varias fraturas pelo corpo. O veiculo envolvido no acidente é um caminhão Mercedes Benz/ L1113, cor vermelha, ano 1976, com placa de Sobral-CE.
Valdenia estava consciente e relatou que o acidente ocorreu após o caminhão ter perdido os freios, fazendo com que seu esposo perdesse o controle da direção quando descia a ladeira, vindo a tombar em seguida.
Com o tombamento, o veículo ficou totalmente destruído, dificultando o resgate, que só foi possível com ajuda de uma maquina retroescavadeira, o que com que as vitimas ficassem presa as ferragens por mais de duas horas.
Após o resgate, o SAMU encaminhou Valdenia para o HEDA (Hospital Estadual Dirceu Arcoverde) em Parnaíba e uma ambulância do Hospital Joaquim Vieira de Brito de Cocal, transferiu o corpo de Nilton para o IML da cidade de Parnaíba.
Segundo relatos de um popular, por nome Raimundo Nonato, que chegou ao local pouco tempo após a ocorrência do acidente, pela proporção do episódio, foi um verdadeiro milagre aquela mulher ter saído com vida.




Edição: Blog do Tony Costa
Fonte: Blog do coveiro

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Aposentado Cocalense dá exemplo ao renunciar ao beneficio do BOLSA FAMILIA


 
Na manhã desta terça-feira (26/11), no setor Bolsa Família do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Cocal, um senhor conhecido como Domingos Tristão, residente na localidade Boiba (zona rural de Cocal).
Seu Domingos compareceu ao local para anunciar que estava aposentado, e pedir por conta própria, a sua desvinculação do Programa BOLSA FAMÍLIA do Governo Federal, pois ele não se enquadrava mais no perfil dos beneficiários.
Segundo a gestora do Programa Bolsa Família em Cocal, Renara Carvalho, o confronto de dados dos beneficiários por parte do governo federal demora cerca de 6 meses à 1 ano para ocorrer, mas ainda assim, Seu Domingos foi ao setor responsável pelo programa para renunciar ao benefício. Ela também explica que em casos como esse, a família que abre mão do Programa quando não necessita dele, dá a oportunidade a outros cidadãos serem beneficiados, uma vez que a vaga é repassada assim para quem realmente precisa.
O Programa Bolsa Família utiliza como critérios para que a família tenha direito ao beneficio, a renda percapta, calculada pela quantidade de pessoas que residem na mesma casa, sendo assim, o simples fato de uma casa possuir uma pessoa aposentada, não exclui esta família do programa, desde que, haja uma quantidade de dependentes que seja compatível aos critérios do Bolsa Família.

Fonte: Blog do Coveiro
Edição: Blog do Tony Costa

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Acidente de moto deixa um morto e outro gravemente ferido




Vítima Fatal
Por volta das 10h45min do último domingo dia (24/11), dois jovens residentes na localidade Baixão (Zona rural de Cocal de Alves), que trafegavam em uma motocicleta Honda Modelo Fan 125cc, cor preta, ano 2010, sofreram um grande acidente na localidade Belém (zona rural de Cocal dos Alves), que resultou em uma vítima fatal e outro gravemente ferido.
O condutor da moto era o jovem Romário Machado da Silva, de 19 anos, que veio a óbito no local do acidente. Na garupa vinha uma menor de inicias J.D. do N.S., de 16 anos, que foi socorrida e levada até o Hospital Estadual Joaquim Vieira de Brito em Cocal.
A jovem sofreu uma forte pancada na cabeça e estava com suspeita de traumatismo craniano, além de varias escoriações e um enorme corte no couro cabeludo. Devido a gravidade dos ferimentos, o SAMU a transferiu para o HEDA (Hospital Estadual Dirceu Arcoverde) em Parnaíba.
A Policia Militar foi acionada e esteve no local fazendo o levantamento da ocorrência e acalmando os ânimos de populares que estavam revoltados com a demora de um veiculo solicitado para a remoção do corpo que ficou no local por mais de 3 horas.
Segundo informações as vitimas seguiam sentido Jacarandá/Cocal dos Alves, quando o condutor teria perdido o controle da moto uma curva muita fechada, tendo saido da pista e foram arrastados por cerca de 50 metros, o acidente aconteceu na altura do KM-03, da localidade Belém (zona rural de Cocal dos Alves).

Fonte: Blog do Coveiro
Edição: Tribuna Livre

domingo, 24 de novembro de 2013

Cocal dos Alves é apontada pela ONU como uma das piores cidades para se viver no Brasil


Todos os anos, a ONU divulga um relatório com as melhores e piores cidades para se viver no Brasil de acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano. O IDH do Brasil (85º) continua lá pelo meio da lista, com média de 0,727.
O Estado do Piauí, considerado como um dos mais pobres da federação, tem 18 cidades entre as 100 piores para se viver no Brasil, incluindo Cocal dos Alves, que apareceu em 5535º lugar.
Há que se levar em conta que o IDHM não mede exatamente a qualidade de vida em si. No entanto, lógico que, municípios com baixos índices relacionados com a educação, com a expectativa de vida estendida e menor renda tendem a ser lugares ruins para se viver.

Fonte: 180 graus / Cocal dos Alves

sábado, 23 de novembro de 2013

Cocal Dos Alves: Moradores Sofrem Com Ausência De Energia Elétrica



Moradores de algumas ruas, no centro de Cocal dos Alves vivem uma realidade, que é no mínimo curiosa, as ruas em que moram, possuem postes fincados, mas suas casas não tem o fornecimento de energia elétrica, o que se vê, são pontaletes fincados no alto das residências e ao mesmo tempo as casas estão totalmente às escuras.

Isso acontece em pleno século XXI, em uma época que se vive em parte, a ostentação da tecnologia, e tanto se ouve falar em direitos e deveres iguais, tanto quanto em relação ao bem estar das pessoas, quanto ao cumprimento por parte do poder público no sentido de fazer sua parte e proporcionar uma melhor qualidade de vida a seus moradores, o que se vê em Cocal dos Alves em relação a estes moradores, é justamente o contrário, pois os mesmos vivem sem poder utilizar sequer, seus aparelhos eletrodomésticos, ou qualquer outro serviço que dependa da utilização da energia elétrica.

De acordo com informações obtidas pela nossa reportagem, a prefeitura teria feito um contrato com uma empresa que, seria a responsável por colocar os postes e colocar a rede elétrica nos mesmos, para que assim, a ELETROBRÁS, pudesse realizar as ligações para os moradores citados.
Sr. Cicero Vieira (um dos moradores prejudicados)

Segundo o Sr. Cicero Vieira, que é um dos moradores prejudicados pelo descaso, são cerca de 50 casas que não conseguem ter acesso ao fornecimento de energia elétrica, outra moradora, a Senhora Antonia Maria, disse a nossa reportagem que a quase 2 anos espera pela conclusão do serviço, para que a mesma possa fazer uso da tão sonhada energia elétrica em sua casa, ela lamenta ainda, não poder usar nenhum aparelho doméstico, pois até uma geladeira, que possuía quando morava em outro local, teve que deixar na casa de uma amiga.
De acordo com informações, obtidas através de uma fonte altamente confiável, a empresa responsável pelo serviço, seria da cidade de Piripiri, e que essa já teria recebido o serviço de outra empresa que por sua vez havia paralisado o serviço.

Sra. Creuza (tem uma casa pronta, mas está fechada por falta de energia)

Redação e Fotos: tribunalivreca.blogspot.com

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Estudante de Cocal dos Alves é a nova senadora do Piaui



O Piaui tem mais uma senadora. A estudante de ensino médio Isamara Cardoso de Brito, de Cocal dos Alves tomou posse na manhã do último dia (18) como jovem senadora do Piauí.
O Senado Federal instituiu o Programa Senador Jovem Brasileiro, onde um estudante do ensino médio de escolas públicas de cada estado brasileiro é selecionado através de uma redação.
O mandato dos jovens senadores será de três dias, período em que vão discutir assuntos relevantes para o país e apresentarão propostas legislativas que poderão tramitar como projetos de lei em Brasilia.
A senadora do Piaui representa a Escola Ensino Médio Augustinho Brandão, do município de Cocal dos Alves, interior do Estado, e foi vencedora com a redação “Autores de uma mesma voz”.Isamara nasceu em uma família grande e atualmente mora com sua mãe, avós e tios. Tem um gato de estimação e em suas horas livres gosta muito de ouvir música, especialmente pop nacional. Dentre suas leituras favoritas, está a obra “Soul Love – À noite o céu é perfeito” da escritora Lynda Waterhouse.
Para o futuro, Isamara é muito objetiva: “Espero alcançar meus objetivos. E ser feliz”. Quanto à escolha da carreira profissional, a jovem senadora piauiense ainda não se decidiu: está em dúvida entre a carreira de Psicóloga e a atuação na área de Engenharia Civil.
Cheia de projetos, Isamara sonha em “ver o mundo diferente! Com mais amor, mais fidelidade, companheirismo, saúde. Um mundo renovado”.

Via Tropical Noticias

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Política: Vereador de Cocal dos Alves anuncia sua mudança de partido durante sessão na câmara municipal



Vereador Dennys Brandão

O vereador Dennys Brandão anunciou durante sessão realizada no último sábado dia (16/11), a sua saída do Democratas (DEM) antigo PFL. O vereador já responde na câmara municipal por uma nova sigla partidária, trata-se do recém criado Partido Republicano da Ordem Social (PROS).
De acordo com o próprio vereador, o motivo da mudança de partido é pelo fato do mesmo ter se identificado de forma pessoal e politicamente com a ideologia do novo partido que tem como defesa a redução de impostos. É importante ressaltar que, a mudança de partido sem justa causa, ou seja, sem justificativa, tem sido motivo para a perda de mandato de vários parlamentares pelo país.
Quando essa mudança ocorre em função do surgimento de uma nova agremiação partidária, neste caso não há complicação nenhuma para o parlamentar que opta pela desfiliação de um partido já existente. No caso do vereador em questão, ele muda de partido, mas continuará compondo a bancada de oposição na câmara municipal de Cocal dos Alves.

www.tribunalivreca.blogspot.com