quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Prefeito eleito articula recursos para saúde e abastecimento de água para Cocal dos Alves

O prefeito eleito de Cocal dos Alves, Osmar Vieira, se reuniu, nesta quarta-feira (28), com os secretários estaduais de Educação, Desenvolvimento Rural e da Pessoa com Deficiência, Rejane Dias, Francisco Limma e Mauro Eduardo, respectivamente. Na pauta, ações e projetos voltados para o município, principalmente nos setores da saúde, abastecimento de água e pavimentação.
Durante a reunião, a secretária de Estado da Educação, deputada federal Rejane Dias, confirmou a destinação de R$ 300 mil para aquisição de equipamentos de saúde e R$ 150 mil para o custeio da saúde de Cocal dos Alves, ambos os recursos provenientes de emendas parlamentares.
Já o secretário Francisco Limma garantiu a instalação de cinco sistemas de abastecimento de água no município, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural.
“Já estamos trabalhando no sentido de garantir recursos e investimentos para Cocal dos Alves. Queremos, desde o primeiro dia de trabalho, projetar e executar obras e ações que melhorem a qualidade de vida da população. Além de recursos para a saúde e abastecimento, também estamos firmando convênio com o Governo do Estado para asfaltamento de ruas da zona urbana de nossa cidade”, afirma o prefeito eleito Osmar Vieira, que toma posse para o mandato 2017-2020 neste domingo (1º), às 19h, na Câmara Municipal de Cocal dos Alves.

Fonte: ASCOM

sábado, 12 de novembro de 2016

Piauí Conectado alcança mais de 170 mil conexões em outubro

O Piauí Conectado registrou um crescimento de 20.554 conexões em outubro com relação a setembro, quando o total de acessos à internet gratuita no estado foi de 154.428, número que evoluiu para 174.982 conexões no último mês. O Centro Administrativo continua na liderança entre os espaços públicos com wi-fi livre mais usado. Em seguida, aparece a região do litoral (que compreende a Praia do Coqueiro e Barra Grande), com 21.765 conexões, e a Nova Potycabana, em Teresina, na terceira posição com 20.944 acessos somente em outubro.
Para o diretor-geral da Agência de Tecnologia da Informação (ATI-PI), Avelyno Medeiros, o programa só tende a crescer. “É bom ver que um projeto do Governo do Estado, que foi promessa de campanha do governador Wellington Dias, vem sendo abraçado e usado diariamente pela população, conforme o monitoramento feito pela equipe técnica da ATI vem mostrando mês a mês”, conta Medeiros.
Atendendo atualmente 19 pontos públicos com internet gratuita para a população, o Piauí Conectado já é realidade em cidades como Luzilândia, Cocal dos Alves e Curralinhos. Nesse último, o projeto atende ao assentamento Lagoa Nova, contemplando em torno de 700 pessoas que vivem na zona rural do município.
A vendedora Naiane Silva usa internet na Rodoviária Popular.
Em Teresina, as Praças da Vermelha, do Bela Vista, do Renascença II, da Vila Operária, da Bandeira, Pedro II, do Gari, Madre Savina e Emílio Falcão também são contempladas, além da Rodoviária Popular, Central de Artesanato Mestre Dezinho e Parque Zoobotânico.

Mais de meio milhão de conexões
Levando em conta as interações com o programa, realizadas de maio até o mês de setembro, o Piauí Conectado ultrapassou mais de meio milhão de conexões, alcançando a marca de 670.148 acessos. Para usar a internet, basta ativar o wi-fi do celular, tablete, notebook ou similares e buscar pela rede Piauí Conectado. Ao clicar na rede, uma página será iniciada para que o interessado faça um cadastro, caso nunca tenha acessado. Uma vez conectado, a senha e usuário poderá ser usada em qualquer um dos pontos
públicos.
 
Fonte: Ascom / Via Portal o Dia

Gil Carlos revela entendimento com Patrícia pela APPM: "um vai desistir"

O prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos, e Patrícia Leal - de Altos - já firmaram entendimento em relação à disputa pela presidência da Associação Piauiense de Municípios (APPM). Um dos dois vai desistir. Ficará no páreo representando o PT quem tiver mais força política. Os gestores eleitos Hélio Rodrigues (Huno Napoleão) e Osmar de Sousa (Cocal dos Alves) já tiraram o time de campo. Sousa já declarou apoio a Gil Carlos.
"Em nosso grupo haviam 4. O Sousa de Cocal dos Alves, o Hélio Rodrigues de Hugo Napoleão, a Patrícia de Altos e eu. O Sousa como o Hélio entenderam que deveriam se juntar a outras frentes. O Sousa está conosco e o Hélio está buscando o entendimento entre o nosso nome e o Jonas Moura de Água Branca", disse Gil Carlos em entrevista ao Jornal do Piauí.
"Há um entendimento entre mim e a Patrícia de que aquele que tiver melhor situado deve manter a candidatura e o outro apoiar.Precisamos ter uma candidatura de consenso para que seja de fato fortalecida a questão da municipalidade", acrescentou.
Apesar de achar que a eleição na APPM está acima dos partidos, Gil Carlos reconhece que as forças políticas podem decidir o pleito. "A eleição da APPM é dos prefeitos. A APPM está acima dos partidos, o que interessa são as políticas de fortalecimento dos municípios. Naturalmente há influência de líderes que devemos ouvir, porque esse quadro compõe a política piauiense e isso naturalmente pode influenciar no resultado", afirmou.
Ganha a vaga de candidato, de acordo com o petista, quem tiver mais preparado e com maior capacidade de diálogo. "Todo prefeito eleito está legitimado e tem o direito de ser candidato. No inicio do processo haviam 30 prefeitos interessados na APPM. Isso mostra a importância que a APPM tem para os municípios como órgão representativo dos prefeitos. Naturalmente que tem um filtro e vão se firmando aqueles com maior projeção, maior maturidade, maior trânsito, maior capacidade de diálogo", disse.
A eleição na APPM está marcada para o dia 06 de janeiro de 2017.

Hérlon Moraes
herlonmoraes@cidadeverde.com

sábado, 15 de outubro de 2016

Osmar Vieira e outros 37 prefeitos eleitos pelo PT no PI se reúnem e discutem sucessão na APPM em Teresina

Os prefeitos piauienses eleitos pelo PT, Osmar Vieira (Cocal dos Alves), Patricia Leal (Altos), Gil Carlos (São João do Piauí) e Élio Rodrigues (Hugo Napoleão), querem disputar a presidência da Associação Piauiense de Municípios (APPM) e se reuniram na manhã desta quinta-feira (13/10), em um hotel, para chegarem ao consenso de um nome para disputar a presidência da entidade.
Os prefeitos participaram de uma reunião, onde a presidente regional do PT, Regina Sousa convocou os 38 prefeitos eleitos pelo Partido, para que discutissem experiências, se apresentassem e recebesse informações sobre finanças e gestão municipais.
Ao meio-dia, os prefeitos eleitos se reuniram com o governador Wellington Dias no Palácio de Karnak e pediram apoio do governo em suas gestões. O encontro ainda contou com a participação do deputado Federal, Assis Carvalho e dos estaduais Francisco Limma e Aloísio Martins.
O prefeito eleito de Cocal dos Alves, Osmar Vieira, informou que os prefeitos do PT vão se reunir para chegar ao consenso para que apenas um prefeito dispute a presidência da APPM e que seja um nome mais competitivo.
“Colocamos nossos nomes a disposição para sermos candidatos a presidência. Também colocamos o nosso nome a disposição do partido. Estamos lutando para a unificação de um nome para disputar a presidência”, afirma Osmar Vieira.
Segundo ele, os os quatro prefeitos irão fazer nova reunião no domingo (16).
 
Com informações do Jornal Meio Norte

sábado, 8 de outubro de 2016

PMDB e PP iniciam acordo para 2018

Em almoço que reuniu o senador Ciro Nogueira (PP) e os deputados estaduais Júlio Arcoverde (PP), Themístocles Filho (PMDB) e João Mádison (PMDB), o cardápio foi política da entrada à sobremesa. As lideranças iniciaram entendimentos para formação de chapa majoritária para a eleição de 2018. O próximo passo será atrair o prefeito reeleito de Teresina, Firmino Filho (PSDB). Com as feridas na base governista causadas pelas disputas municipais, PP e PMDB não descartam aliança para enfrentar o PT em 2018. O senador Ciro Nogueira admite que o almoço político avaliou as eleições municipais no Estado e o futuro.

Fonte: Tempo Real | Cidade Verde

Patrícia Leal confirma candidatura à presidência da APPM

Contando com apoio declarado de prefeitos e políticos em todo o Piauí, a prefeita reeleita de Altos, Patrícia Leal (PT), confirmou seu nome para a disputa da presidência da Associação Piauiense dos Municípios (APPM). Em suas redes sociais, o deputado federal Assis Carvalho (PT) já manifestou seu apoio à prefeita de Altos, que saiu ainda mais fortalecida das eleições municipais pelo desempenho no pleito de 02 de outubro. Patrícia se firma como liderança política de destaque na região norte do Piauí. Na foto, a gestora reeleita de Altos durante entrevista ao Jornal do Piauí, na TV Cidade Verde.

Fonte: Tempo Real | Cidade Verde

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Votação apertada: Osmar Vieira (PT) é eleito novo prefeito de Cocal dos Alves

O petista Osmar de Sousa Vieira foi eleito novo prefeito de Cocal dos Alves em eleições realizadas nesse domingo, 02 de Outubro, com uma maioria de apenas 151 votos. O mandado que se iniciará no dia 01 de janeiro de 2017 vai até o dia 31 de dezembro de 2020.
Osmar Vieira obteve 2.259 votos (51,37% dos votos válidos). Enquanto o seu opositor Ivan (PDT), teve 2.108 votos (48,27% dos válidos). Ao todo, 4.607 eleitores votaram neste domingo. A abstenção foi de 14,45% (778 votos). Foram registrados ainda 41 votos brancos e outros 199 nulos.
Já a Câmara de Vereadores da cidade será frequentada por novos parlamentares a partir de 2017. Alguns dos atuais vereadores serão substituídos, ficando as 09 cadeiras ocupadas pelos seguintes candidatos: Taisa Pereira de Brito (602 votos), João Caboclo-PSDB (441 votos), Mariano do Natorio-PSB (367 votos), Chico Antonio-PSB (340 votos), Lindomar Brandão-PMDB (315 votos), Raimundo Zezinho-PDT (309 votos), Professor Edmilson-PDT (305 votos), Zé Nego-PT (221 votos) e Brandão do Doca-PT (210 votos).

Fonte: Blog do Coveiro

Rubens Vieira é reeleito prefeito de Cocal com 61,95% dos votos válidos

Com 61,95% dos votos válidos (10.093), Rubens Vieira (PSDB) foi reeleito prefeito de Cocal, município que fica a 288 km de Teresina, no Norte do Piauí.
Eleito pela primeira vez em 2012, Rubens Vieira afirma que dará continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido no município. “É com grande alegria que recebemos a oportunidade de mostrar que ainda temos muito a oferecer aos cocalenses. Só tenho a agradecer a cada cidadão que confia em nossa administração e acredita que podemos manter Cocal no caminho certo”, afirma Rubens.
O resultado da apuração dos votos foi divulgado às 19h pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI). De acordo com o TRE-PI, a eleição para a prefeitura de Cocal registrou 237 votos brancos e 811 nulos. Compareceram às urnas 17.340 eleitores.
O candidato Gilson da Serraria (PMDB) ficou em segundo lugar, com 6.048 votos, representando 37,12% dos votos válidos. A diferença entre os dois candidatos foi de 4.050 votos.
Em terceiro lugar, ficou o candidato Elizeu Veraz (PRP), com 151 votos, representando 0,93% dos votos.

Fonte: ASCOM
Edição: Tony Costa e Evaldo Neres

domingo, 2 de outubro de 2016

Eleições 2016



O que Pode e o que Não Pode no dia da eleição
Além do exercício do voto, o dia da eleição é marcado por um série de regras e restrições que devem ser cumpridas por todos os eleitores. É preciso ter atenção à todas proibições eleitorais, pois a violação de algumas delas podem levar ao pagamento de multa ou à detenção de 6 meses a um ano, como a boca de urna ou distribuição de santinhos.

O que pode fazer no dia da eleição
.A demonstração individual e silenciosa da preferência do eleitor com o uso de bandeiras, broches (bottons), adesivos e dísticos do candidato ou partido.
.O uso de camisa e boné pode ser permitido de forma individual e silenciosa quando confeccionado pelo eleitor, mas se houver uma concentração de pessoas trajando camisas, bonés ou outras peças publicitárias do candidato ou partido pode ser identificado como propaganda eleitoral por manifestação coletiva, o que é crime eleitoral.
.A fiscalização do partido ou coligação durante a votação próximo às mesas receptoras por dois fiscais, atuando um por vez. Durante a apuração dos votos os fiscais devem permanecer a no mínimo um metro da mesa apuradora.
.Levar uma “cola” com os números dos candidatos para a urna de votação.

O que não pode no dia da eleição
.A concentração de pessoas, até o término da votação, com camisas padronizadas, bandeiras, broches (bottons), adesivos e dísticos de candidatos, partidos ou coligações, com ou sem o uso de veículos, podendo ser penalizado de acordo com o art. 39, §5º da Lei 9.504/97.
.A utilização de alto-falantes ou amplificadores de som, e a realização de comícios ou carreatas, sob o risco de ser punido segundo o art. 39, §5º da Lei 9.504/97.
.Oferecer gratuitamente alimentos ou transporte de eleitores, sob pena relacionada ao art. 302 do Código Eleitoral, caso o infrator seja um candidato, pode ser punido também através do art. 41-A da Lei 9.504/97.
.A realização de boca de urna, tentativa de convencer outro eleitor a votar em determinado candidato, penalizada de acordo com o art. 39, §5º da Lei 9.504/97.
.A distribuição de qualquer tipo de propaganda eleitoral, como santinhos ou panfletos, punível através do art. 39, §5º da Lei 9.504/97.
.Impedir ou fraudar o exercício do voto dos eleitores, de qualquer forma, sob pena segundo o Art. 302 do Código Eleitoral.
.O uso de celular, máquina fotográficas, filmadoras, ou qualquer outro dispositivo que comprometa o sigilo do voto.

Penas de crimes eleitorais
.Art. 302 do Código Eleitoral: reclusão de 4 a 6 anos e pagamento de multa de 200 a 300 dias-multa.
.Art. 41-A da Lei 9.504/97: pagamento de multa de R$ 1.064,10 a R$ 53.205,00, e cassação do registro ou diploma da candidatura.
.Art. 39, §5º da Lei 9.504/97: prisão de 6 meses a um ano, com a possibilidade de prestação de serviço comunitário no mesmo período, e multa que pode variar de R$ 5.320,50 até R$ 15.961,50, com a possibilidade de atualização dos valores fixados.

Fonte: www. Eleicoes2016.com.br

terça-feira, 6 de setembro de 2016

47 municípios piauienses perderam população em 1 ano

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que 47 dos 224 municípios do Piauí tiveram redução no número de habitantes de 2015 para 2016. O Estado tem hoje uma população estimada em 3.212.180 habitantes.
O município que mais perdeu habitantes foi Novo Santo Antônio (distante 106 km de Teresina). A cidade, que tinha 3.387 moradores no ano passado, hoje tem 2.930, ou seja, 457 a menos, uma variação negativa de 13,49%. A pesquisa aponta, entretanto, que Novo Santo Antônio sofreu remanejamento populacional devido a alteração de limites com outros municípios.
Em segundo lugar no ranking de redução de habitantes está a cidade de Buriti dos Montes, que também passou por mudanças no limite territorial. O município perdeu 279 moradores, passando de 8.188 para 7.909. A variação negativa foi de 3,41%.
A terceira cidade piauiense que mais perdeu habitantes foi São Miguel do Tapuio, com 501 pessoas a menos. A população local passou de 18.105 para 17.604 (- 2,77%). São Miguel do Tapuio também teve mudança no limite territorial.
De todos os municípios em que se estima redução população, apenas seis passaram por mudanças territoriais. Além dos três citados acima, também houve alteração de terras em Capitão de Campos, que perdeu 34 habitantes; Simões, que perdeu 27 e Boquerão do Piauí, que perdeu 96.
De acordo com o IBGE, nos números do Piauí houve uma diferença de 769 pessoas em virtude de alteração de limites entre municípios na divisa com o Ceará.

Fonte: Cidade Verde

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Rubens Vieira (PSDB) lidera disputa pela Prefeitura de Cocal com 66,25%

O Instituto Credibilidade divulgou, nesta terça-feira (30), sua mais recente pesquisa sobre as eleições municipais em Cocal (283 km ao norte de Teresina). O estudo mostra que Rubens Vieira (PSDB) lidera a disputa pela Prefeitura do município com 66,25% das intenções de voto, seguido por Gilson da Serraria (PMDB), que aparece com 16,88%, e Elizeu Veras (PRP), com 4,69%. Os eleitores que responderam Não sabe/Não opinam somam 12,19%.
Ainda segundo a pesquisa, o candidato Gilson da Serraria (PMDB) é o nome com maior rejeição, com 32,50%. Depois, Elizeu Veras (PRP) com 29,69% de rejeição. Rubens Vieira é o menos rejeitado, com apenas 9,06%.
Para os 320 eleitores ouvidos na pesquisa, tanto na zona urbana quanto na zona rural, hoje a maior liderança política do município é o atual prefeito e candidato à reeleição Rubens Vieira, com 52,81%.
"A gente fica honrado com números como estes, porque é sinal de que o trabalho executado por nós e por nossa equipe é reconhecido pelo cocalense. Isso é o maior retorno para um político", argumenta Rubens.
A pesquisa foi realizada entre 24 a 27 de agosto, tem margem de erros de 5 pontos percentuais, para mais ou para menos, e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral, sob o número PI – 07348/2016.

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Seduc lança programa que pagará aluno por concluir ensino médio

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), lançou nesta quarta-feira (24), o programa Poupança Jovem que vai beneficiar 18.500 alunos até o ano de 2019 em todo o Estado. A solenidade aconteceu no Palácio de Karnak e contou com a presença do governador, Wellington Dias, da secretária de Educação, a deputada federal Rejane Dias, entre outras autoridades.
A medida visa ofertar uma bolsa de R$ 1.500 para cada aluno que concluir o ensino médio da rede pública estadual. A primeiro momento, receberão o benefício estudantes de 59 escolas de 44 municípios piauienses com os piores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH).
Segundo Rejane Dias, o objetivo do programa é reduzir a evasão e reprovação de alunos da rede pública estadual. “O problema de abandono escolar é nacional, mas os piores indicativos estão no Piauí, Maranhão e Alagoas. Nosso foco é justamente o Ensino Médio porque é onde apresenta os piores resultados”, afirmou. Atualmente, a taxa de abandono escolar nas escolas públicas do ensino médio no Piauí é de 16,9%.
Wellington Dias ressalta que até 2019, devem ser alcançadas um total de 77 cidades. “Podem me perguntar, governador mais uma bolsa? Copiamos esse modelo nacional pois as bolsas são os programas que mais vem tirando pessoas da miséria no país. Estamos dispostos a pagar para que o aluno permaneça dentro da sala de aula e quero parabenizar a Seduc pela iniciativa”, destacou.
Serão investidos 19 milhões de reais, provenientes de empréstimo com o Banco Mundial e operacionalização por convênio com o Banco do Brasil.

Como vai funcionar
Ao concluir o primeiro ano do ensino médio, o aluno vai receber R$ 400, referente à primeira parcela. A segunda será disponibilizada no segundo ano no valor de R$ 500 e a terceira de R$ 600, no último ano. Para receber a bolsa, o estudante deverá ser aprovado.
 
Fonte: GP1

Senadora Regina Sousa denuncia corte do Bolsa Família no Piauí

 
A senadora Regina Sousa (PT/Pl) reafirmou nesta quarta-feira (24) que governo do interino Michel Temer (PMDB) tem atacado como pode os programas sociais e os direitos dos trabalhadores.
Segundo ela, no município de Monsenhor Gil, no interior do Piauí, por exemplo, o governo teria cortado o Bolsa Família de pessoas ligadas a entidades que organizam os trabalhadores rurais. Pelo menos 60 famílias estão sendo prejudicadas.
De acordo com a senadora, esses cortes estão ocorrendo em tudo o país sem o menor cuidado com quem está sendo atingido. "É uma truculência, um desrespeito total aos pobres", ressalta a Regina Sousa.
Conforme a senadora petista, a alegação do governo do corte seria para enxugar o programa, tirando de pessoas que não precisam. "Pura balela", diz ela.
"Eles disseram que estavam cortando o Bolsa Família de empresários, pessoas que têm CNPJ (inscritas no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica). Mas isso não é verdade. Não tiveram a responsabilidade de consultar e saber que dirigentes de associações de moradores, sindicatos rurais e outras organizações de trabalhares tem CNPJ porque são obrigados, mas são pessoas pobres e que precisam do programa para sobreviver" explica Regina.
Para Regina Sousa, esses ataques aos pobres e aos programas sociais são a conta que Temer está pagando pelo afastamento definitivo da presidente Dilma Royssef.

TRAIÇÃO E DESASTRE
A senadora acusa Temer de ser golpista e traidor. "Ele não traiu apenas a presidente, o PT e o governo. Traiu o país e seu povo, notadamente os trabalhadores e grande parte da classe média que foi às ruas gritar fora Dilma", afirma Regina Sousa.
A senadora piauiense considera o governo interino de Temer um grande desastre. Segundo ela, se ele continuar vai levar o Brasil ao fundo do poço.
"Em dois meses aumentou a dívida, diminuiu a arrecadação, cortou investimentos em programas sociais; a inflação subiu e o Palácio do Jaburu virou um balcão de negócios para garantir o impeachment da presidente Dilma", garante a senadora.
SEM MORAL Para Regina Sousa, o governo Temer não tem legitimidade e credibilidade. "Estamos vendo um governo sem moral no Brasil e no mundo. Muitos ministros e auxiliares de Temer estão sendo denunciados ou sendo investigados por operações como a Lava Jato.
A senadora lembrou das Olimpíadas como legado de Lula e Dilma e como demonstração de recusa a Temer.
"As Olimpíadas mostraram isso ao mundo. O Temer se escondeu das vaias e os chefes de Estado não o reconheceram. Temer sequer foi citado nos discursos. A única vez em que falou por pouco mais de cinco segundos levou a maior vaia já registada por TVs do mundo inteiro. Isso deixa claro que nem o Brasil e nem o resto do mundo aceita o golpe contra o governo legitimamente eleito", conclui Regina Sousa.

Fonte: JL/PiauíHoje

UAB-Seduc terá vestibular com vagas para graduação e especialização

O Ministério da Educação (MEC) autorizou esta semana a realização de vestibular para 12 mil vagas para os pólos da Universidade Aberta do Brasil (UAB-Piauí), que são mantidos pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Desde 2014 não ocorria a seleção. Os cursos são ministrados por convênios com as Universidades Federal, Estadual e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPI).
O edital será lançado em setembro. "Serão ofertados cursos de graduação e pós-graduação. A previsão é que o vestibular aconteça em novembro. Fomos à Brasília diversas vezes tratar da aprovação do vestibular e, agora, estamos oferecendo mais essa oportunidade de formação superior para quem mora no interior do Estado", comentou a secretária da Educação, Rejane Dias.
As 12 mil vagas estarão distribuídas nos 33 pólos da UAB em todo o Estado. São mais de 15 cursos de graduação, entre eles, Pedagogia, licenciaturas em Português, Matemática e Física, além de Sistema de Informação e Administração. Todos os cursos, vagas e as cidades estarão disponíveis no Edital a ser lançado em setembro.
A UAB Piauí foi criada em dezembro de 2006, pelo Governo do Estado, com o objetivo de propor a expansão e interiorização da oferta de ensino superior público, preferencialmente para a área de formação inicial e continuada de professores da educação básica. A Secretaria da Educação é mantenedora dos pólos e núcleos da instituição. As aulas e certificação ficam a cargo das Universidades Estadual, Federal e do IFPI.

Fonte: Com informações da Assessoria

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Professores e alunos de Cocal dos Alves se destacam mais uma vez na OBMEP



A Secretaria do Estado da Educação (Seduc) teve a honra de ver 36 de seus alunos sendo premiados na solenidade de entrega das medalhas da 12ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), realizada na manhã desta terça-feira (09) no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI).
Na ocasião, dois dos três alunos de escolas do estado que receberam medalha de ouro: Kevin Monteiro (U.E. Polivalente Lima Rebelo) e José Marcio (Unidade Escolar Augustinho Brandão), contaram que o segredo para terem conseguido a tão sonhada medalha de ouro é o esforço, tanto que essa não é a primeira vez que participam da competição. "Sempre gostei de matemática, então só pratiquei o conhecimento que eu já possuía. Já participei da olimpíada seis vezes e essa é a minha quarta medalha de ouro. Tudo fruto do esforço", afirma Kevin, aluno do 3º ano.
Já José Marcio se formou no ensino médio no fim do ano passado e agora cursa o curso de matemática na Universidade Estadual do Piauí. Ele afirma que matemática esteve presente na sua vida desde a infância. "Desde pequeno eu gostava de fazer cálculos rápidos de cabeça, com o passar do tempo esse interesse só veio aumentando. Quando ganhei minha primeira medalha de bronze da OBMEP na quinta série, eu comecei a querer participar de mais competições da disciplina, sempre com o apoio dos meus pais e professores", conta José.
José foi um dos 12 alunos da Unidade de Ensino Médio Augustinho Brandão, localizado no município de Cocal dos Alves, que recebeu medalha. O bom desempenho da escola em mais uma competição, a fez mais uma vez ser uma das escolas mais premiadas do dia, com destaque também para o professor de matemática, Antonio Cardoso do Amaral, que afirma não haver segredo para a conquista dos alunos.
"Nós temos alunos e professores empenhados, tentamos alguns métodos como por exemplo levá-los a participar de todas as competições que eles tenham acesso. O empenho que esses alunos têm no estudo sempre faz com que eles aprendam mais e mais, logo eles vão atras de conteúdo extra, fazendo com que aumente a bagagem de conhecimento dos mesmos. Esses alunos geralmente termina sendo o líderes da turma e passam esse interesse aos outros alunos", diz o professor.
A diretora de ensino e aprendizagem da Secretaria Estadual de Educação, Rizalva Cardoso, afirma que a OBMEP possui um caráter motivador, pois contempla não somente o aluno, mas também os professores. "A olimpíada valoriza os estudantes da escola pública. É um olhar diferente, pois os meninos se sentem valorizados, os professores se sentem contemplados. Juntamente com a olimpíada vem a formação continuada dos professores e a iniciação científica dos alunos. Ficamos felizes com o resultado", conclui a diretora.
A OBMEP é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.
Fonte: Seduc
Segue abaixo a relação com os alunos medalhistas:
Kevin Monteiro de Miranda, da Unidade Polivalente Lima Rebelo - Ouro
Jose Marcio Machado de Brito, do Ensino Médio Augustinho Brandão - Ouro
Fredison Soares da Silva, da Unidade Escolar Padre Freitas - Ouro
Laura Beatriz Araujo Pimentel, da Unidade Escolar D. Maria Antonieta R. Veloso - Prata
Francisco Anderson da Silva Brito, Ensino Médio Augustinho Brandão - Prata
Eduarda Vieira Cardoso, do Ensino Médio Augustinho Brandão - Prata
Douglas Reis Sampaio Borges, da Unidade Escolar Paulo Ferraz - Prata
Maria do Carmo de Brito Sousa, do Ensino Médio Augustinho Brandão - Prata
Ana Carla de Brito Amaral, do Ensino Médio Augustinho Brandão - Prata
Raimunda Vieira de Pinho, do Ensino Médio Augustinho Brandão - Prata
Jeferson da Silva Brito, do Ensino Médio Augustinho Brandão - Bronze
João Victor Cruz Silva, da Unidade Escolar Patronato N. S. de Lurdes - Bronze
Pedro Henrique Portela de Brito, do Ensino Médio Augustinho Brandão -Bronze
Ian Carlos dos Santos, da Unidade Escolar Joaquim Calado - Bronze
Marina Sousa Cavalcante, da Unidade Escolar Padre Freitas - Bronze
Expedita de Morais Escorcio, da Unidade Escolar Patronato Irmaos Dantas - Bronze
Rebeca Pinto de Santana, da Unidade Escolar Prof. José Leandeo Deusdará - Bronze
William Rodrigues de Brito, do Ensino Médio Augustinho Brandão - Bronze
Tamine de Sousa Batista, da Unidade Escolar Paulo Ferraz - Bronze
Rickelmy de Brito Pereira, do Ensino Médio Augustinho Brandão - Bronze
Francisco Ferreira do Nascimento Junior, da Unidade Escolar Paulo Ferraz - Bronze
Adelia Mara Carvalho de Sousa, Unidade Escolar Patronato Irmaos Dantas - Bronze
Savio Vinicious Costa do Amaral, do Ensino Médio Augustinho Brandão - Bronze
Italo Rodrigues Costa, da unidade Escolar Alírio Guerra de Macedo - Bronze
Antonio Lucas Fontenele, do Ensino Médio Augustinho Brandão - Bronze
Anne Beatriz Cardoso de Sousa, da Unidade Escolar Paulo Ferraz - Bronze
Ismar Costa Lima Junior, da Unidade Escolar de Ensino Médio de Madeiro - Bronze
Antonio de Brito Amaral Junior, do Ensino Médio Augustinho Brandão - Bronze
Helio Rocha V de Couto, da Unidade Escolar Desembargador Pedro Sa - Bronze
Helena Camila de Freitas Lima, da Unidade Escolar Paulo Ferraz - Bronze
Jessica Simão Rodrigues, da Unidade Escolar Rocha Neto - Bronze
Luiz Estevão de Sousa Vieira, da Unidade Escolar Pedro M Pessoa - Bronze
Jean Rodrigues, da Unidade Escolar Antônio Rodrigues Filho - Bronze
Maicon Araujo Siqueira, do Ensino Médio Augustinho Brandão - Bronze
Cleysson Francisco Laudisio Sales, da Unidade Escolar Otávio Falcão - Bronze
Fabio Vieira de Araujo, do Ensino Médio Augustinho Brandão - Bronze

Fonte: Seduc

Competência para julgar contas de prefeito é da Câmara de Vereadores, decide STF

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) encerrou na sessão plenária desta quarta-feira (10) o julgamento conjunto dos Recursos Extraordinários (REs) 848826 e 729744, ambos com repercussão geral reconhecida, que discutiam qual o órgão competente – se a Câmara de Vereadores ou o Tribunal de Contas – para julgar as contas de prefeitos, e se a desaprovação das contas pelo Tribunal de Contas gera inelegibilidade do prefeito (nos termos da Lei da Ficha Limpa), em caso de omissão do Poder Legislativo municipal. Por maioria de votos, o Plenário decidiu, no RE 848826, que é exclusivamente da Câmara Municipal a competência para julgar as contas de governo e as contas de gestão dos prefeitos, cabendo ao Tribunal de Contas auxiliar o Poder Legislativo municipal, emitindo parecer prévio e opinativo, que somente poderá ser derrubado por decisão de 2/3 dos vereadores.
O julgamento conjunto foi concluído nesta quarta-feira, mas as teses de repercussão geral somente serão definidas em outra sessão. No RE 848826, prevaleceu a divergência aberta pelo presidente do STF, ministro Ricardo Lewandowski, que será o responsável pelo acórdão. Segundo ele, por força da Constituição, são os vereadores quem detêm o direito de julgar as contas do chefe do Executivo municipal, na medida em representam os cidadãos. A divergência foi seguida pelos ministros Gilmar Mendes, Edson Fachin, Cármen Lúcia, Marco Aurélio e Celso de Mello. Ficaram vencidos o relator, ministro Luís Roberto Barroso, e mais quatro ministros que o acompanhavam: Teori Zavascki, Rosa Weber, Luiz Fux e Dias Toffoli.
No julgamento do RE 729744, de relatoria do ministro Gilmar Mendes, o Plenário decidiu, também por maioria de votos, vencidos os ministros Luiz Fux e Dias Toffoli, que, em caso de omissão da Câmara Municipal, o parecer emitido pelo Tribunal de Contas não gera a inelegibilidade prevista no artigo 1º, inciso I, alínea “g”, da Lei Complementar 64/1990. Este dispositivo, que teve sua redação dada pela Lei da Ficha Limpa, aponta como inelegíveis aqueles que “tiverem suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa, e por decisão irrecorrível do órgão competente, para as eleições que se realizarem nos oito anos seguintes, contados a partir da data da decisão, aplicando-se o disposto no inciso II do artigo 71 da Constituição Federal”.
De acordo com o relator do recurso, ministro Gilmar Mendes, quando se trata de contas do chefe do Poder Executivo, a Constituição confere à Casa Legislativa, além do desempenho de suas funções institucionais legislativas, a função de controle e fiscalização de suas contas, em razão de sua condição de órgão de Poder, a qual se desenvolve por meio de um processo político-administrativo, cuja instrução se inicia na apreciação técnica do Tribunal de Contas. No âmbito municipal, o controle externo das contas do prefeito também constitui uma das prerrogativas institucionais da Câmara de Vereadores, que o exercerá com o auxílio dos Tribunais de Contas do estado ou do município, onde houver. “Entendo, portanto, que a competência para o julgamento das contas anuais dos prefeitos eleitos pelo povo é do Poder Legislativo (nos termos do artigo 71, inciso I, da Constituição Federal), que é órgão constituído por representantes democraticamente eleitos para averiguar, além da sua adequação orçamentária, sua destinação em prol dos interesses da população ali representada. Seu parecer, nesse caso, é opinativo, não sendo apto a produzir consequências como a inelegibilidade prevista no artigo 1º, I, g, da Lei complementar 64/1990”, afirmou o relator, ressaltando que este entendimento é adotado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Casos concretos
No RE 848826, José Rocha Neto, candidato eleito sub judice para o cargo de deputado estadual no Ceará nas Eleições de 2014, questionava acórdão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que indeferiu seu registro da candidatura em razão da rejeição, pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado (TCM-CE), de contas relativas a sua atuação como ordenador de despesas quando era prefeito de Horizonte (CE). Ao final do julgamento, sua defesa pediu que o STF comunicasse a decisão que deu provimento ao recurso ao TRE-CE, já que haverá alteração na composição da Assembleia Legislativa do Ceará, e pedido que foi acolhido pelos ministros. Já no RE 729744, o Ministério Público Eleitoral questionava decisão do TSE que deferiu o registro de candidatura de Jordão Viana Teixeira para concorrer ao cargo de prefeito de Bugre (MG), sob o entendimento de que a desaprovação, pelo Tribunal de Contas do Estado, das contas relativas ao exercício de 2001, não gera a inelegibilidade da alínea “g” em caso de omissão da Câmara de Vereadores em apreciar as contas. Por maioria de votos, foi negado provimento ao recurso do Ministério Público.

Fonte: STF

terça-feira, 9 de agosto de 2016

Caraúbas do Piauí tem eleitorado analfabeto superior a 30%; Cocal dos Alves aparece com 21,42%



O município de Caraúbas do Piauí, a 255 km de Teresina, possui o maior percentual de eleitores analfabetos do estado. De acordo com levantamento feito pelo G1 Piauí com base nas estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a quantidade de analfabetos aptos a votar nas eleições de 2016 no município é superior a 30% do total de eleitores.
Segundo o TSE, o município de Caraúbas do Piauí possui 4.388 eleitores e 1.338 deles são analfabetos, o que corresponde a 30,49%. Emancipado em 1995, a cidade possui também o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado, conforme apontou a Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí (Cepro) no início de 2016.
Se considerada a média de votos dos vereadores eleitos na última eleição municipal, a parcela dos 30,49% eleitores analfabetos é necessária para eleger praticamente a metade do Poder Legislativo do município, composto por nove parlamentares. De acordo com o Censo de 2010, Caraúbas possui 5.728 habitantes.
Logo atrás de Caraúbas com os maiores índices de eleitores analfabetos vem os municípios de Massapê com 27,98%, Murici dos Portelas com 27,38%, Caxingó com 27,27% e Jaicós com 26,23%.
Imagem de Cocal dos Alves
A cidade de Cocal dos Alves, destaque em educação nos últimos anos no Piauí, aparece com 21,42% do eleitorado composto por analfabetos, ocupando a 17ª pior posição entre os 224 municípios do estado.
Índices
Boa parte do eleitorado que votará nas eleições municipais deste ano no Piauí não sabe ler e nem escrever. De acordo com a última atualização do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), são 240.451 eleitores analfabetos no estado, número que corresponde a 10,09% do total de pessoas aptas a votar nos 224 municípios piauienses.
Confira a relação completa com todos os municípios do Piauí aqui.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)
Fonte: G1-PI

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Após discussão banal por politica, jovem atropela e mata 'amigo' em cidade do Piauí



Uma discussão banal entre dois jovens acabou em tragédia na cidade de Batalha, região norte do Piauí. De acordo com informações de populares, um jovem identificado apenas como Geraldo, teria atropelado de carro, seu amigo, identificado como Lucídio (foto). A tragédia aconteceu por volta das 16hs deste sábado (06), próximo ao um pontilhão, no bairro São Miguel, na saída da cidade, sentido Piracuruca.
Populares informaram ao jornalismo da RevistaAz que os dois estavam falando sobre política num trailler em um local na cidade quando houve o desentendimento. Naquele momento, a vitima saiu de motocicleta e o motorista o acompanhou, conseguindo atingi-lo logo em seguida.
Portal AZ
Com o impacto, a vitima foi lançada por vários metros, vindo a óbito no local pela gravidade dos ferimentos. Já veículo caiu na cavidade do pontilhão e o motorista ficou gravemente ferido, sendo levado às pressas para Teresina.
A polícia informou que está investigando o caso.

Fonte: Revista AZ

quarta-feira, 20 de julho de 2016

Ação para barrar fraudes no Bolsa Família é colocada em prática


 
O sistema de cruzamento de dados para evitar fraudes no Bolsa Família já está em processo inicial de execução. Quem afirma é o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), Osmar Terra, em entrevista ao Portal Brasil, nesta terça-feira (19).
Ele explica que o principal objetivo da ação é realizar um pente fino no programa para beneficiar a parcela da população que realmente precisa do auxílio.
“O Bolsa Família é uma iniciativa importantíssima, que está focada em quem está à beira da pobreza extrema. Nós temos de evitar que pessoas, que não estão de fato nessa situação, aproveitem-se ao também tentar receber o benefício. Conseguimos reunir um grupo de trabalho e montar a maior base de dados da história”, destacou o ministro.
Criada há mais de um mês, a equipe é formada por membros da Receita Federal; Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle; Ministério do Planejamento; Ministério da Fazenda; e coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA); além de ter o apoio do Ministério Público Federal e do Tribunal de Contas da União (TCU).
Segundo o ministro Osmar Terra, as atividades do grupo estão em fase de avaliação de parâmetros e dos perfis de enquadramento no Bolsa Família. O balanço das análises deve ser concluído no mês de agosto.
"O que se espera é que quem não precisa realmente do auxílio saia e a fila ande. Com isso, pode-se trazer para a fila de espera as famílias que têm prioridade. Acredito que haverá um aumento de demanda por conta da crise econômica, que deixou o País em uma situação muito grave, com cerca de 13 milhões de desempregados. Então, nós precisamos fazer esse pente fino para proteger quem realmente precisa”, completou ministro.

Fonte: Imirante.com

terça-feira, 19 de julho de 2016

Mulher morre após descarga elétrica em aparelho celular em Teresina

Uma mulher de 36 anos morreu na manhã desta segunda-feira (18) após mais de um mês internada na UTI – Unidade de Terapia Intensiva do Hospital de Urgência de Teresina. Ela havia sofrido uma descarga elétrica ao carregar o aparelho celular na tomada.
A mulher foi identificada pelas iniciais A. S. A. e morava no bairro Promorar, zona Sul de Teresina. No último dia 13 de junho ela deu entrada no HUT após sofrer a descarga elétrica em casa e passou vários dias na UTI geral para cuidados médicos de uma equipe multidisciplinar. No entanto, ela não resistiu e faleceu nesta manhã.
Acidentes como esse são bastante raros de acontecer. Em 2015, um caso semelhante aconteceu na cidade de Brasília, quando uma menina de 11 anos sofreu uma parada cardíaca em decorrência de um choque elétrico ao usar o celular na tomada. O fato teria se agravado porque ao sofrer a descarga, o chão estava molhado.

Diego Iglesias
Redacao@cidadeverde.com

domingo, 17 de julho de 2016

Concurso público em Tianguá tem 509 vagas e salários de até 9,8 mil

A Prefeitura de Tianguá, no Estado do Ceará, está com inscrições abertas para concurso público destinado a selecionar 509 servidores, além de cadastro reserva. As vagas são destinadas a candidatos com nível fundamental completo e incompleto, nível médio e técnico, magistério médio e superior e nível superior. Os salários variam entre R$ 880 a R$ 9.810.

CLIQUE AQUI e veja o edital completo.
De acordo com o edital, poderá se inscrever candidatos que atendam a exigências para o cargo escolhido. Para todos é exigido idade acima de 18 anos, estar quite com as obrigações eleitorais; estar quite com as obrigações militares, para os candidatos do sexo masculino; encontrar-se em pleno gozo de seus direitos políticos; e não ter sofrido, no exercício de função pública, penalidade incompatível com cargo público pleiteado.
As inscrições serão feitas somente pela internet, no endereço eletrônico do concurso, (CLIQUE AQUI) a partir de 18 de julho. As taxas custam R$ 50, para os cargos de nível fundamental completo incompleto; R$ 80, para os cargos de nível médio e médio/técnico; e R$ 130, para os cargos de nível superior, incluindo magistério.
O concurso será realizado da seguinte forma em fase única para os cargos de nível de escolaridade fundamental (completo e incompleto), médio e médio/técnico, consistindo de prova objetiva; duas fases – incluindo prova discursiva e avaliação de títulos - para os cargos de nível superior, incluindo magistério. Realizado pela Universidade Estadual do Ceará, o concurso terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.
De acordo com a organização do concurso, as provas serão marcadas em data posterior e serão realizadas na cidade de Tianguá. O gabarito oficial preliminar e os enunciados das questões das provas serão disponibilizados no primeiro dia útil após a aplicação.

CARGOS
Nível fundamental completo: Bombeiro Hidráulico, Carpinteiro, Cozinheiro, Eletricista, Operador de Máquinas, Pedreiro, Vigia, Artesão, Auxiliar de Serviços Gerais, Motoristas, Porteiro.
Nível médio e nível técnico: Agente Comunitário de Saúde, Agente Cultural, Agente de Administração, Agente de Combate às Endemias, Agente de Trânsito, Atendente de Consultório Dentário, Cadista, Cuidador de Saúde, Cuidador Social, Fiscal de Obras, Fiscal de Transportes, Guarda Municipal, Monitor de Transporte, Orientador Social, Secretário Escolar, Protético, Socorrista, Técnico Agrícola, Técnico Ambiental, Técnico em Edificações, Técnico em Enfermagem, Técnico em Informática, Técnico em Laboratório de Análise Clínica, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Turismo.
Magistério médio e superior: Professor para diversas disciplinas e Professor da Educação Infantil.
Nível superior: Arquiteto, Assistente Social, Auditor de Gestão Pública, Auditor de Obras de Engenharia, Bibliotecário, Educador Físico, Enfermeiro (várias especialidades), Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fonoaudiólogo, Fisioterapeuta, Médico (várias especialidades), Nutricionista, Odontólogo, Pedagogo, Procurador Municipal, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Veterinário.

Fonte: G1-CE