terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Parcelamento: Agespisa está com novas regras para parcelar débito de usuários de baixa renda

A Agespisa está com novas regras para o parcelamento de débitos dos usuários de baixa renda, só na primeira semana de parcelamento de débito, foram mais de nove mil contas negociadas no Piauí.
As novas regras aprovadas pela empresa beneficiam os usuários que tenham, no mínimo, seis contas em aberto. Quem quiser fazer o pagamento à vista terá um desconto de 20% no valor acumulado e 100% de desconto nos encargos de juros, multa e correção monetária.
Somente poderá fazer o parcelamento quem tiver contas vencidas até o dia 31 de dezembro de 2013.
As novas regras valem por 60 dias, sendo que para parcelar seu debito, os usuários devem procurar os postos de atendimento da Agespisa, que funcionam de segunda a sexta. Das 7h30min as 18h.
O objetivo da Agespisa com essa nova campanha é reduzir a inadimplência, recuperar receita e estimular a regularidade no pagamento das contas mensais.
 
Via/Blog do Tony Costa

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Cocal dos Alves: Homem morre ao perder controle de moto em uma curva perigosa

Foto: Blog do Coveiro
 
Por volta das 15:00 horas deste último domingo (23/02), um homem identificado pelo nome de Raimundo Rodrigues de Sousa, de 48 anos, que residia no municipio de Cocal dos Alves, veio a óbito na UTI do HEDA (Hospital Dirceu Arcoverde) na cidade de Parnaíba, após sofrer de um acidente de moto no povoado Belém (zona rural de Cocal dos Alves).
De acordo com informações de familiares, o acidente aconteceu por volta das 10:00 horas da manhã deste domingo.
Raimundo pilotava uma moto Honda Bros, cor vermelha, no sentido Cocal/Cocal dos Alves, quando na altura do KM-03, do povoado Belém, ele perdeu o controle da moto em uma curva fechada e sofreu uma queda, vindo a sofrer uma forte pancada na cabeça.
Ainda de acordo com familiares, a vitima faziz o uso de capacete, só que colocado de maneira incorreta, ou seja, com a cinta jugular destravada, o que ocasionou a saída do item de segurança durante o impacto, resultando na morte da vitima.

Edição: Tribuna Livre
Fonte: Blog do Coveiro

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Telecomunicações: Anatel aprova cancelamento automático de serviços de telefonia, TV e internet

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou nesta quinta-feira (20) regulamento que autoriza o cancelamento automático de serviços, como telefonia móvel e fixa, internet e TV por assinatura.
A agência também passou a exigir que os créditos comercializados para celulares pré-pagos tenham prazo de vencimento mínimo de 30 dias.
Outra medida exige que a prestadora de serviço retorne a ligação para o consumidor caso a ligação caia. Caso não consiga retomar contato, a operadora deve mandar mensagem de texto com número de protocolo.

Ofertas unificadas

Segundo as novas determinações da Anatel, as promoções oferecidas pelas operadoras devem valer para os novos e antigos assinantes. Sendo assim, qualquer oferta da empresa deve estar acessível para todos os seus clientes.
Os valores também devem serem divulgados com transparência. Desta forma, a empresa deve comunicar quando um preço é promocional e informar o valor real quando a oferta acabar.
Segundo a Anatel, para a elaboração do novo regulamento, foram considerados os principais problemas registrados pelos consumidores.
"Apenas em 2013, a agência recebeu mais de 3,1 milhões de reclamações contra operadoras de serviços de telecomunicações, a maioria delas relacionada à cobrança."
As regras passam a valer dentro de 120 dias. Confira o regulamento completo no site da Anatel.

Fonte: Ig.com

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Esperantuna: Visita do CQC a cidade vai parar na delegacia

O apresentador Oscar Filho, do programa CQC – Custe o Que Custar, exibido pela Band, está em Esperantina desde domingo (16/02), gravando uma reportagem para o quadro Proteste Já.

A equipe se dirigiu até a secretaria de educação, onde houve bate boca com assessores da prefeitura de Esperantina e o repórter discutiu com o jornalista Gil Sobreira, no que resultou em agressões de ambas as partes.
Ambos registraram um Boletim de Ocorrência na 13ª delegacia de Polícia de Esperantina. O mesmo alegou que foi agredido pelo jornalista. Já Gil Sobreira, fez um exame de corpo delito no Hospital Regional Dr. Júlio Hatman e disse que foi o primeiro a sofrer a agressão.
A pauta do programa é o suposto envolvimento do atual prefeito de Esperantina, depois da divulgação de vídeos que mostra um empresário que estaria sendo beneficiado nas licitações da prefeitura.
Em entrevista ao jornalismo da Revista AZ, Oscar Filho disse que só sairá de Esperantina quando falar com o prefeito. Já a assessoria de comunicação da prefeitura de Esperantina garantiu que o prefeito será entrevistado. A matéria vai ao ar na próxima segunda-feira (24/02).

Fonte: Revista AZ
Via/Portal Boca do Povo

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Cocal dos Alves: Jovem de 16 anos vitima de acidente de moto morre na UTI do HEDA em Parnaíba


Foto: Blog do Coveiro


O menor Mauricio de Brito Vieira, de 16 anos, que residia na cidade de Cocal dos Alves-PI, veio a óbito na UTI do HEDA (Hospital Dirceu Arcoverde) na cidade de Parnaíba, onde estava internado desde o último dia 12 de Janeiro de 2014 em decorrência de um grave acidente de moto. Mauricio veio a óbito por volta das 22 horas desta última quinta-feira (06/02).
Entenda o Caso:
O jovem pilotava uma moto sem o uso do capacete quando sofreu o acidente ao passar em uma lombada, próximo a Igreja Matriz no centro de Cocal dos Alves. Populares encontraram a vítima desacordada com varias escoriações pelo corpo e com o rosto completamente deformado, devido à forte pancada sofrida na cabeça.

Edição: Blog do Tony Costa
Fonte: Blog do Coveiro

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Eletrobras entrega nova subestação em Cocal



 
A Eletrobras Distribuição Piauí energizou mais uma obra importante para melhorar a qualidade da energia elétrica fornecida na região norte do Estado. Trata-se da Subestação Cocal, na tensão 34,5/13,8 KV, que vai fornecer energia elétrica com mais qualidade e confiabilidade para cerca de 40 mil consumidores de Cocal e Cocal dos Alves.
Antes da construção da subestação, o suprimento de energia elétrica para os municípios era feito pela subestação Caraúbas. O assistente da Presidência, Antônio Pereira, disse que a entrega dessa importante obra atende aos anseios dos consumidores de Cocal.
"Com certeza, nossos clientes estão satisfeitos por essa conquista que irá proporcionar oportunidades de atração de novos investimentos, melhoria da qualidade de vida e progresso para aquela região, pois energia elétrica é o insumo básico para o desenvolvimento socioeconômico”, ressalta.
Pereira ressalta, ainda, que a Eletrobras Distribuição Piauí investiu R$ 2,3 milhões na subestação de Cocal e que a obra vai ajudar no crescimento econômico de toda região, uma vez que Cocal se liga diretamente a cidade de Viçosa no Ceará e é hoje corredor turístico e comercial.
"Com a construção de uma subestação própria para o município de Cocal, a qualidade de energia será ainda maior. O município passou a ter uma oferta que pode atender às demandas de novas empresas e indústrias que queiram se instalar no município, que é ponte de aceso com o Ceará”, disse.

ASCOM/Via Blog do Coveiro

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Ações do TJ-PI favorecem vítimas da Barragem de Algodões e Ministro do STF manda prosseguir ação contra senador do Piauí


 
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello determinou o prosseguimento de ação penal por homicídio culposo contra o senador Wellington Dias (PT-PI). Ele foi acusado após nove mortes pelo rompimento de barragem na cidade piauiense de Cocal, em 2009, na época em que era governador do estado.
A decisão sobre o prosseguimento da ação foi tomada no fim do ano passado, e o processo penal foi instaurado oficialmente no STF no começo de janeiro.
Ao G1, a defesa do senador afirmou que o ex-governador ainda não foi notificado sobre a abertura da ação penal. Segundo o advogado Germano Silva, Dias não teve responsabilidade em relação aos fatos porque não autorizou que famílias voltassem para áreas de risco (leia mais abaixo).
O senador foi denunciado pelo Ministério Público do Estado do Piauí por responsabilidade nas mortes, e a Justiça do estado abriu a ação penal em junho de 2010. Como governador só pode ser julgado no Superior Tribunal de Justiça (STJ), o processo passou a andar naquele tribunal.
Eleito senador no fim de 2010, o processo foi enviado ao Supremo e chegou como um inquérito no fim de 2011 - como ele passou a ter foro privilegiado, o STF precisa autorizar o prosseguimento de ação penal aberta por outros tribunais.
No fim de 2012, o então procurador-geral da República, Roberto Gurgel, enviou parecer ao STF opinando pela continuidade da ação penal e para que outros acusados pelas mortes, que atuavam no governo de Wellington Dias, também fossem julgados no Supremo.
Um ano depois do parecer, em dezembro de 2013, Celso de Mello decidiu atender o pedido. A partir de fevereiro, o senador terá de apresentar defesa ao Supremo e o ministro ouvirá testemunhas. Depois, o parlamentar será interrogado no Supremo. Caberá ao plenário decidir se ele é condenado ou inocente das acusações.
Denúncia
A acusação do Ministério Público do Piauí, subscrita pela Procuradoria Geral da República, destaca que o então governador "imprudentemente" ordenou que milhares de pessoas voltassem para suas residências mesmo diante de "riscos concretos de rompimento da Barragem Algodões I". Elas haviam sido retiradas do local por ordem judicial.
"O primeiro denunciado (Wellington Dias) agiu com imprudência ao ceder a pedidos de potenciais vítimas e ordenar o retorno de milhares de pessoas a locais ameaçados, mesmo que orientado ou influenciado pelos demais denunciados", afirma a denúncia.
O MP narra que seis dias depois de o governador autorizar o retorno das pessoas, a barragem rompeu. Entre os mortos, uma criança de 1 ano e 3 meses e uma idosa de 74 anos.
Defesa
O advogado Germano Silva disse que Wellington Dias não autorizou que pessoas voltassem para áreas de risco. Conforme o defensor, o então governador acatou uma decisão tomada após consenso de um conselho de especialistas, formado por integrantes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e engenheiros, e que entendeu que pessoas que não moravam no entorno do rio podiam retornar às suas casas.
Ainda segundo o advogado, o senador ainda pretende provar ao Supremo que, naquele ano, as chuvas foram acima da média histórica e sobrecarregaram a barragem.
"Foram realizados vários reparos na barragem, mas ocorreu uma chuva muito acima da média. O conselho autorizou o retorno de pessoas que estavam morando em abrigos, mas não daquelas que moravam no entorno do rio. Mesmo assim, algumas decidiram voltar para suas casas [em área de risco]", afirmou Silva.

Fonte: G1 de Brasilia 

Cantor Leonardo é preso com munição no aeroporto de Brasília

O cantor sertanejo Leonardo foi preso no Aeroporto Internacional de Brasília com 22 cartuchos de munição de calibre 22 na noite de sexta-feira (31). Ele foi liberado depois de pagar fiança – o valor não foi informado pela Polícia Federal.
A assessoria do músico confirmou que ele foi detido, mas informou não saber os detalhes da prisão. O site tentou contato com o cantor, mas a assessoria informou que ele estava em trânsito, em São Paulo.
De acordo com a Polícia Federal, a munição encontrada com o cantor não é de uso restrito, mas ele não tinha autorização para transportá-la.
A agenda do cantor mostra que Leonardo faz seu próximo show no dia 8, em Santo Amaro, na Bahia.
FONTE: G1