quinta-feira, 31 de março de 2016

Cocal realiza capacitação do curso de cadastro ambiental rural



Imagens cedidas por José Luís
A Secretaria Municipal de Agricultura de Cocal, na pessoa do Secretário Alexandre Almeida, e em parceria com o CEEP Rural Deputado Ribeiro Magalhães, também conhecida como Escola Agrícola, realizou a capacitação do curso de Cadastro Ambiental Rural - CAR. O curso foi realizado no período de 21 a 23 de Março na Escola José Basson, sendo a primeira etapa de uma série de 5 cinco cursos que irão acontecer nos próximos meses no município.
Imagens cedida por José Luís
O curso tem como objetivo treinar técnicos para estarem aptos a realizar o cadastro junto aos agricultores, e assim, fazer um levantamento que possa reunir as informações sobre a situação do meio ambiente nas propriedades rurais, fazendo com que a partir desse levantamento, seja possível elaborar um planejamento ambiental mais eficiente, além de controlar, monitorar e combater melhor o desmatamento.
O cadastro ambiental rural garante o benefícios criados pelo código florestal, como a organização das áreas de preservação permanente e de reserva legal, tornando possível, ao produtor obter crédito, financiamento e a isenção de impostos para atividades que tenham por finalidade a recuperação e a preservação ambiental.
José Luís, um dos participantes e organizador, falou que esse treinamento vem em um momento muito oportuno, pois visa fortalecer a regularização de terras no município de Cocal, atendendo assim, alguns dos requisitos do novo código florestal em vigor.
O curso teve como agente capacitador, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR e contou ainda com a participação de alunos da Escola Agrícola de Cocal, Buriti dos Lopes, Parnaíba e Luís Corria.

Fonte: Blog do Tony Costa

terça-feira, 22 de março de 2016

Novas obras estão sendo executadas pela administração de Rubens Vieira em Cocal


Uma administração que não para de construir! Assim tem sido a gestão do prefeito Rubens Vieira (PSDB) no município de Cocal. Obras vêm sendo realizadas desde os primeiros dias de governo da atual gestão municipal. “Para a crise, nossa resposta é trabalho”, costuma dizer o prefeito Rubens. Conforme ele, embora haja dificuldades, é preciso buscar novas oportunidades para continuar os trabalhos em prol da população cocalense.
Na tarde da última quinta-feira, dia 17, o prefeito acompanhado do vereador Douglas Lima (PSDB), secretários municipais e assessores, visitou as obras de pavimentação poliédrica de ruas dos bairros São Francisco e Baixa do Mutirão. A comitiva percorreu ainda a zona rural, verificando o andamento das obras de recuperação de estradas e construção de ginásio poliesportivo no povoado Boíba.
Já no domingo, dia 20, Rubens Vieira e os vereadores Douglas Lima e Edilson, estiveram na localidade Segundo Campo, conferindo de perto a finalização da construção de uma praça de uma academia pública de saúde que serão inauguradas em breve. Na comunidade o prefeito foi até o terreno que está sendo preparado para a construção de um ginásio poliesportivo. As obras são reivindicações dos parlamentares que acompanhavam o gestor na visita a zona rural.

Por: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo) 

sábado, 19 de março de 2016

Fetag-PI realiza encontro de formação sindical em CocalFetag-PI realiza encontro de formação sindical em Cocal



A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores (as) Familiares do Estado do Piauí (Fetag-PI), por meio da Secretaria de Formação e Organização Sindical, realizou na manhã desta sexta-feira (18/03) em Cocal, região norte do Piauí, encontro que tratou sobre o 2° módulo do curso regional da Escola Nacional de Formação da Contag (Enfoc-PI), no Polo Sindical de Parnaíba, que é composto pelos 11 municípios da região.
Para Manoel Lazaro, Secretario de Formação e Organização Sindical da Fetag-PI, é fundamental que o movimento sindical esteja unido para não aceitar que os direitos conquistados sejam perdidos, “Agente está nessa formação, chamando a atenção dos companheiros para que fortaleçam e transformem a sua base nas comunidades, e permaneçam atentos na luta pela manutenção dos direitos conquistados”, disse.
Nonatinho da Biridibinha, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cocal, destaca ainda, a capacidade de mobilização dos trabalhadores. “É Preciso que todos os nossos trabalhadores estejam unidos, e inclusive estamos nos mobilizando para que agente possa, no grito da terra Brasil deste ano, levar uma pauta de reivindicação para que não se mexa nos direitos dos trabalhadores rurais” afirmou.
O objetivo do evento é ampliar a formação de militantes do Movimento Sindical, fazendo com que estes, aprimorem sua capacidade de multiplicar a ação em suas áreas de atuação.
O encontro foi realizado no auditório da câmara municipal de vereadores do município, e contou com a participação de dirigentes sindicais dos municípios de Cocal, Cocal dos Alves, Caraúbas e Buriti dos Lopes.

Por Tony Costa (Blog do Tony Costa)

sexta-feira, 18 de março de 2016

Alunos do Projovem Urbano de Cocal fazem mobilização contra o Aedes aegypti


 Os alunos e professores da escola Domingos Alves Gomes, da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), do município de Cocal, realizaram este mês várias ações de mobilização contra o mosquito Aedes aegypti. Além dos bairros circunvizinhos da escola, a ação foi realizada especificamente no bairro Nossa Senhora de Fátima.
Projovem Urbano
A mobilização contou com a parceria da Secretaria Municipal de Educação e Saúde e com a participação de mais de 115 pessoas, entre alunos, professores, coordenadores e moradores do bairro.
No intuito de atrair a atenção da comunidade os participantes confeccionaram cartazes, panfletos, faixas e produziram paródias. Na oportunidade, os alunos agiram como multiplicadores do conhecimento adquirido em sala de aula e repassaram todas as orientações de prevenção da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya.
Outras escolas de cursos profissionalizantes devem realizar ações de mobilização de combate ao Aedes aegypti. "Na atual situação, todos devem fazer a sua parte e os educadores e educandos não podem ficar de braços cruzados diante desse problema que vem afetando a população de uma forma geral", destaca a diretora da Unidade de Educação Profissional (Uetep) da Seduc, Adriana Moura.

Fonte: SEDUC