sexta-feira, 31 de julho de 2015

Prefeito de Cocal discute planejamento de segurança para o festejo da cidade

Aproxima-se o inicio das festividades do festejo de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, padroeira de Cocal e uma das grandes preocupações das autoridades locais têm sido com a segurança da população, tanto dos moradores quanto dos visitantes. Pensando nisso, o Prefeito Rubens Vieira reuniu-se na manhã desta sexta-feira, (31/07) em seu gabinete para discutir e planejar metas que envolvem a área da segurança e a organização do município em relação aos eventos na nova praça de eventos no período do festejo.
Na oportunidade, o prefeito informou que além do reforço da Policia Militar e Civil, a prefeitura irá contratar cerca de 15 seguranças particulares para atuar durante o festejo da cidade, que se somarão aos 12 homens da guarda municipal. A expectativa é de que se tenha entre todas as forças de segurança que irão atuar durante os dias de festa, algo em torno de aproximadamente 100 homens trabalhando e empenhados em garantir total segurança a população.
Participaram da reunião, o comandante da Companhia de Policia Militar de Cocal, Capitão Ronald que confirmou que, além dos policiais da companhia, a cidade também ira contar com um reforço de 30 policiais e mais a presença do Comando Tático de Parnaíba, também estiram presentes na reunião, o novo chefe da Guarda Municipal, Adevando, os Secretários de Cultura - Bernardo Filho, de Finanças - Bombom e de Governo - Jefse Vinute, respectivamente.
O festejo se inicia dia 05 de Agosto, com a programação religiosa e a partir do dia 11 a prefeitura promoverá 04 noites de festas na nova praça de eventos.
 
Fonte: ASCOM | PM

Política: Vereador Tarcísio do gesso adere a base governista e passa a compor bancada de situação na Câmara Municipal de Cocal

Na Foto: Vereador Tarcísio do Gesso e o Prefeito de Cocal Rubens Vieira
O Vereador Tarcísio Fontenele Brandão, conhecido como Tarcísio do Gesso (PSB) aderiu a base governista e agora está ao lado do Prefeito Rubens Vieira (PSDB), o fato foi definitivamente oficializado após uma reunião entre o parlamentar o prefeito. A reunião ocorreu na casa de um empresário local, que inclusive, foi figura importante na mediação do diálogo entre os dois. A adesão foi oficializada na noite desta quinta-feira, (30/07).
A informação foi confirmada para a nossa reportagem pelo próprio prefeito Rubens Vieira, que disse ser esta adesão, mais uma forma de fortalecimento na luta por mais conquistas para o município, pois o vereador passa a partir de agora, a compor a base governista na câmara municipal, algo que para o prefeito vem acrescentar a já sólida base governista.
A adesão de Tarcísio do Gesso vem somar-se a adesão de outro parlamentar, a do Vereador Lucimar da Padaria (PMDB), que juntos aos demais Vereadores de situação, somam agora 8 (oito) parlamentares governistas, deixando dessa forma, a oposição composta por somente 03 (três) Vereadores.

Por: Tony Costa (Blog do Tony Costa)

domingo, 19 de julho de 2015

Estádio Albertão sedia Copa Nordeste de Futebol de Base


 
A Copa Nordeste de Futebol de Base 2015 será realizada no período de 18 a 24 de julho, em Teresina, com a participação de seis estados nordestinos, Piauí, Ceará, Maranhão, Sergipe, Rio Grande do Norte e Pará. O objetivo é fomentar a categoria de base da região Nordeste. Os jogos serão realizados no Estádio Albertão, com a primeira rodada composta por sete jogos. As partidas acontecem no período da tarde e noite.
A competição, que se encontra na 24ª edição, é organizada pelo radialista Sergio Negreiros, que ao longo dos anos vem promovendo competições de base no estado. Dois agentes Fifa, do Bahia Soccer estarão presentes durante o torneio. “A intenção era justamente escolher uma região como Teresina para que alguns observadores estejam presentes durante a competição e vejam alguns talentos”, destaca o organizador.
A Fundação dos Esportes do Piauí (Fundespi) apoia o evento disponibilizando o Estádio Albertão para a realização dos jogos neste período. Além disso, todo o corpo de arbitragem do torneio, bem como também, a premiação, troféus e medalhas. “O nosso objetivo é promover o esporte, principalmente na categoria de base. E é importante apoiar eventos com essa amplitude”, conta Vicente Sobrinho, presidente da Fundespi.
O torneio é disputado em quatro categorias de base, juniores, juvenil, infantil e mirim. O Piauí está representado por oito equipes participando das quatro categorias, como Tiradentes, Náutico, Flamengo-PI, Gol de Cidadania e a equipe Sarano, de São Raimundo Nonato. Ao todo participam da competição, 31 equipes, sendo 12 representando o Maranhão. Os times estão divididos por grupos, em que ao final do campeonato são selecionados os melhores colocados para as disputas finais.

Fonte: Portal do Governo do Estado do Piauí

Eduardo Cunha diz que 'não existe pauta de vingança' contra o Planalto


Um dia após romper oficialmente com o governo e autorizar a criação de duas CPIs incômodas para o Palácio do Planalto, o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), afirmou neste sábado (18), por meio de sua conta pessoal no microblog Twitter, que "não existe pauta de vingança".
Nesta sexta (17), poucas horas depois de anunciar sua cisão com a gestão petista, Cunha assinou a criação de quatro novas CPIs na Câmara, sendo que uma investigará empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e outra vai apurar supostas irregularidades nos fundos de pensão das estatais federais (assista ao vídeo ao lado).
Na entrevista em que anunciou seu rompimento com a presidente Dilma Rousseff, o presidente da Câmara destacou que passará a integrar as fileiras de oposição à gestão petista. Neste sábado, entretando, em tom mais moderado, Cunha ressaltou que o seu gesto não significará que está buscando "ganhar número para enfrentar e derrotar governo".
"Não existe pauta de vingança e nem pauta provocada pela minha opção pessoal de mudança de alinhamento politico", escreveu o peemedebista na rede social.
A oficialização do rompimento político de Cunha com o Planalto ocorre depois de ele ser acusado de ter pedido propina a um dos delatores da Lava Jato. O ex-consultor da Toyo Setal Júlio Camargo relatou à Justiça Federal do Paraná, na última quinta (16), que o presidente da Câmara lhe pediu propina de US$ 5 milhões para viabilizar a contratação de navios-sonda por parte da Petrobras.
O peemedebista acusou o Executivo federal de estar articulado com o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para incriminá-lo no esquema de corrupção que atuava na Petrobras.
No Twitter, Eduardo Cunha disse que sua decisão de se afastar do governo foi de caráter "pessoal". Ele afirmou ainda que, como presidente da Câmara, vai atuar com "independência e harmonia" com os demais poderes.
No entanto, dois dos quatro requerimentos de criação de CPIs autorizados nesta sexta estavam atrás na fila de espera de instalação de comissões parlamentares. A do BNDES estava em sétimo na lista, e a dos fundos de pensão, em oitavo. Apenas cinco comissões podem funcionar ao mesmo tempo na Casa.
Cunha, contudo, arquivou quatro pedidos de instalação de comissões que estavam na frente, alegando que elas não possuíam “objeto de investigação determinado”, conforme exige o regimento interno da Câmara.
A criação das novas CPIs é possível devido ao término do prazo de funcionamento de quatro comissões que atuavam nesse primeiro semestre. Só a CPI da Petrobras vai continuar a funcionar.
Foto: Reprodução / Twitter
Eduardo Cunha questiona no Twitter atuação do juiz federal Sérgio Moro durante investigações da Operação Lava Jato

Sérgio Moro

Também no Twitter, Cunha voltou a falar sobre o juiz Sérgio Moro, que conduz a Operação Lava Jato na primeira instância. O deputado afirmou que entrará com uma representação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o juiz pelo fato de ele ter sido acusado em um depoimento conduzido no primeiro grau, sendo que possui foro privilegiado no Supremo.
"Quanto ao juiz do Paraná [Moro], não fiz reparo a ele, só que realmente ele não poderia dar curso a participação minha, como detentor de foro", disse Cunha no microblog.
"Por várias vezes em oitivas ele interrompia as testemunhas e dizia que não podia tratar de quem tinha foro de STF. Ao que parece ele mudou. E quanto a isso, meus advogados ingressarão com reclamação no STF", complementou o peemebista.
Nesta sexta, a 13ª Vara Criminal Federal de Curitiba, da qual Moro é titular, divulgou nota para esclarecer que o magistrado conduz ações penais contra acusados sem foro privilegiado e que não cabe ao Juízo "silenciar testemunhas ou acusados na condução do processo."
Eduardo Cunha

Fonte: G1

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Saúde de Cocal realizará 5ª Conferência de Saúde



A Secretaria Municipal de Saúde de Cocal realizará nesta próxima sexta-feira, (17/07) a 5ª Conferência municipal de saúde, cujo tema será: SAÚDE PÚBLICA DE QUALIDADE PARA CUIDAR BEM DAS PESSOAS.
O evento acontece no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) no horário de 7h: 30min às 17h: 30min.
 
Fonte: ASCOM |PMC

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Piauiense que venceu o 'Soletrando' volta ao 'Caldeirão' para nova prova


 Neste sábado (11/07), o Caldeirão do Huck inovou e resolveu trazer todos os campeões do quadro 'Soletrando' para uma nova disputa. E quem estava entre os campeões era o piauiense Izael Francisco de Araújo, da cidade de Cocal dos Alves, que venceu a competição em 2011. Luciano Huck conversou com o jovem e disse que ele está muito diferente.
"Izael cresceu demais, suas espinhas desapareceram todas. Está com cara de bundinha de bebê. Está lindo. Sou seu fã. Esse foi o mais tímido da história do 'Soletrando', era um menino e agora já está quase um médico, formado", disse Luciano.
E olha que ele já passou de fase. Um já foi eliminado e o piauiense, que hoje mora em Teresina e estuda medicina, continua na disputa.
Aurélio Sampaio, por exemplo, venceu a temporada de 2007. O jovem de 21 anos, que adiou o casamento para participar do programa, foi eliminado na primeira disputa com Yasmin Esswein, 17 anos, que segue para a semifinal.

ASSISTA AQUI O VÍDEO

Fonte: Com informações do GShow

Publicado Por: Fábio Carvalho

sábado, 4 de julho de 2015

Dilma 'tem que ir para a rua conversar com o povo', opina Lula


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (3) que a presidente Dilma Rousseff "tem que ir para a rua conversar com o povo" em vez de "ficar na televisão ou na internet ouvindo os que falam mal dela". O petista, que também defendeu que ela bote "o pé na estrada", deu conselhos para sua sucessora durante fala para petroleiros.
Lula participou da 5ª Plenária Nacional da Federação Única dos Petroleiros (FUP), em Guararema (SP). Recebido ao som de “Olê, olê, olá, Lula, Lula”, o ex-presidente vestia um macacão laranja, idêntico aos dos sindicalistas, com o nome “Lula” bordado em branco no canto esquerdo.
Lula
"Eu penso que ela [Dilma] tem que priorizar andar por esse país. Ela tem que botar o pé na estrada. Ao invés de ficar na televisão ou na internet ouvindo os que falam mal dela, ela tem que ir para a rua conversar com o povo, que está torcendo e querendo que ela governe esse país da melhor maneira possível", afirmou Lula.
Para o ex-presidente, 2015 vai ser um ano difícil para o país e a presidente precisa mostrar ao povo as dificuldades e perspectivas.
"Nas horas mais difíceis não tem outra alternativa a não ser encostar a cabeça no ombro do povo e conversar com ele. Mostrar quais são as dificuldades e mostrar quais são as perspectivas. Eu acho que a gente vai ter um 2015 difícil. Todos os cenários apontam que vai ser difícil. Eu passei décadas difíceis nesse país. Quem viveu a década perdida sabe do que eu estou falando. Mas eu estou convencido que a presidenta Dilma vai ser motivo de orgulho até o final do mandato dela", completou Lula.

'Pequeno aperto' na economia

Lula também saiu em defesa do governo Dilma Rousseff e listou uma série de medidas recentemente anunciadas da chamada “agenda positiva” do governo federal, como programas de investimento na agricultura.
O ex-presidente justificou o “pequeno aperto” na economia agora para garantir o crescimento e pediu tolerância com a petista. “Ser exigente não é xingar a presidente”, declarou, criticando quem se vale do anonimato nas redes sociais para falar mal do governo. “Em 2003, não sei quantos de vocês me xingaram, mas, naquele tempo, a internet não tinha tanta força. Então, me xingaram em silêncio”, disse.
Lula disse, ainda, haver um “mau humor” contra o governo, e reiterou suas críticas à imprensa, que, para ele, só ressalta aspectos negativos. “Acho que tem gente que dá a notícia a mais negativa possível para desestabilizar o governo e criminalizar o PT”, afirmou.
O ex-presidente petista também admitiu que a situação no país não é boa, mas afirmou considerar que a atual conjuntura está melhor do que no início de seu mandato.
“Quando comparamos que a coisa não está boa, comparamos conosco, mas a gente tem que comparar com o país que nós herdamos”, afirmou. “Tenho muito orgulho de ter visto o povo brasileiro viver o seu melhor momento de autoestima. Nunca os brasileiros tiveram tanto orgulho de serem brasileiros.”
Segundo ele, a presidente Dilma tem a obsessão de trazer a inflação para o centro da meta. “Vejo críticas, e esquecem quanto era a inflação quando me entregaram o país, era de 12,5%”, disse, acrescentando que pede todo dia para que Dilma não perca a “tranquilidade”. “Eu peço a Deus todo dia para a Dilma não perder a tranquilidade. É nessas horas que a gente tem que provar por que fomos eleitos”, completou.

Redução da maioridade penal

Em seu discurso, Lula também criticou a redução da maioridade penal aprovada pela Câmara dos Deputados na madrugada desta quinta-feira (2). Ele disse que o Congresso joga “nas costas de meninos de 16 anos” o que o Estado não faz.
“O Congresso quer jogar nas costas de meninos de 16 anos a responsabilidade do que governos não fazem”, afirmou.
Na madrugada desta quinta-feira (2), a Câmara aprovou, em primeiro turno, proposta de emenda à Constituição (PEC) que reduz de 18 para 16 anos a idade penal para crimes hediondos, homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte. A aprovação ocorreu um dia após matéria de teor semelhante ser rejeitada pelo plenário.
“Será que o estado brasileiro cumpriu com as suas obrigações com os jovens de 16 e 17 anos?”, questionou Lula, para completar em seguida: “O Estado, que não cumpriu com as suas obrigações, resolve acabar com a violência colocando moleque na cadeia”, declarou. Apesar da “dívida histórica” que apontou, do país com os jovens, ele afirmou que os governos petistas "avançaram muito".
Ele reconheceu, no entanto, que a redução tem o aval da maior parte da população. “Eu sei que é um tema que, se for para plebiscito, possivelmente ganha, assim como a pena de morte”, afirmou.

Petrobras

Lula usou parte do seu discurso para enaltecer as conquistas da Petrobras e falar da descoberta do pré-sal. “Tenho muito orgulho da empresa, que representa praticamente quase 13% do PIB”, disse.
Sobre o escândalo de corrupção na estatal, Lula disse que, “se alguém de dentro da Petrobras ou de fora fez alguma sacanagem ou roubou, essa pessoa que pague”.

Fonte: G1
Por: Maiara Barbosa  

sexta-feira, 3 de julho de 2015

IML chega a tempo e evita sepultamento de lavrador enforcado em Cocal dos Alves




 Um lavrador de nome não informado foi encontrado pendurado com uma corda envolta ao pescoço na manhã desta quinta-feira (2) no meio da mata na localidade Pitombeira, município de Cocal dos Alves.


A família da vítima cavou um buraco para enterrar o corpo no mesmo local onde foi achado.
O IML chegou a tempo e fez a remoção do corpo do lavrador para o posto avançado em Parnaíba, por se tratar de uma morte violenta, onde passaria por uma necrópsia, posteriormente liberado para sepultamento.
O lavrador seria posto no caixão para ser enterrado, acabou passando primeiro para bandeja do IML.
O lavrador estava sumido há cerca de 4 dias, sendo encontrado hoje, com o corpo putrefato, informou uma fonte ao portaldocatita.com.
O relato de um boletim de ocorrência registrado na delegacia de policia de Cocal era que a vítima tinha se separado da esposa e andava muito triste ultimamente.
 
Fonte: Portal do Catita

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Heráclito é derrubado durante protesto contra a PEC que reduz a maioridade

Na tarde desta terça-feira (30), o deputado Heráclito Fortes (PSB) foi derrubado durante uma manifestação contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 171/93, que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos no País, em casos de crimes graves.
A queda do parlamentar piauiense ocorreu próximo a um dos acessos ao salão verde da Casa, onde manifestantes tentavam impedir a entrada de deputados favoráveis à redução da maioridade.
Antes de cair, Heráclito chegou a bater boca com alguns dos ativistas, que retrucavam com a frase de ordem: "Fascistas! Fascistas! Não passarão!".
Depois do incidente, policiais legislativos auxiliaram Heráclito a se levantar e o escoltaram até o Plenário.
 
Com informações do Portal de Notícias da Câmara Federal