sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Festa de casamento termina com homem esfaqueado na zona rural de Cocal

Por volta das 03h40min desta última sexta-feira dia (31/01), um homem identificado como Juscelino Correia Bezerra, de 29 anos, residente no povoado Jacarandá (zona rural de Cocal) foi ferido gravemente na região do abdômen com um golpe de arma branca (punhal).
Dachagas Belo - Escrivão de Polícia Civil

De acordo com informações de Dachagas Belo, escrivão da delegacia de Polícia Civil, o fato ocorreu a poucos metros da residência da vitima, no local estava acontecendo à comemoração de uma festa de casamento.
Antes da agressão, teria havido uma discussão com outra pessoa, foi neste momento que por um motivo desconhecido, um homem identificado apenas pelo apelido de 'Barruada', surpreendeu Juscelino lhe desferindo um golpe região do abdômen.
A vítima foi socorrida por populares e encaminhada até o Hospital Joaquim Vieira de Brito em Cocal, onde recebeu os primeiros socorros e em seguida, foi transferido para o HEDA (Hospital Estadual Dirceu Arcoverde) na cidade de Parnaíba.
A Policia Militar foi acionada e encontra-se em diligencias na tentativa de prender o agressor.
Informações preliminares dão conta de que o acusado já vem causando transtornos na comunidade citada.
 
Fonte: Blog do Tony Costa
Fotos: Blog do Coveiro e Blog do Tony Costa

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

MEC divulga segunda chamada do Sisu 2014

 
O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira (27) o resultado da segunda chamada da primeira edição de 2014 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Os aprovados deverão fazer a matrícula nesta sexta-feira (31) ou entre a próxima segunda (3) e terça-feira (4).
Os candidatos que não foram aprovados em nenhuma das duas chamadas do Sisu podem manifestar interesse em participar da lista de espera das universidades, usada para preencher as vagas que ainda estiverem abertas. A lista começa a ser criada nesta segunda-feira, e o prazo termina no dia 7 de fevereiro.
Segundo o MEC, o Sisu teve 2.559.987 inscritos, o que representa um aumento de 31,28% em relação à edição do primeiro semestre de 2013. Em todo o país, foram oferecidas 171.401 vagas em 4.723 cursos de graduação de 115 instituições. O ministério não informou quantas dessas vagas já foram preenchidas nem o total oferecido na segunda chamada da seleção.

Fonte: G1

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Dois veiculos colidem após motorista tentar desviar de ciclista em Cocal

O acidente ocorreu por volta das 19h30min deste último domingo dia (26/01), envolvendo dois veículos que trafegavam na PI-213, nas proximidades da placa de boas vindas, bem na saída de Cocal para Parnaíba.

Os veículos envolvidos no acidente foram um caminhão modelo L-1620, de cor vermelha, com placas de Tianguá-Ceará, ocupado por três pessoas e um carro modelo Voyage, de cor cinza, com placas de PiracurucaPI, este também ocupado por três pessoas.
O motorista do caminhão relatou que seguia sentido Placa/Cocal e ao desviar de um ciclista que seguia no meio da faixa, acabou colidindo lateralmente com o veiculo que seguia em sentido contrário.
 
Fonte: Blog do Tony Costa

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Municípios têm até 31 de janeiro para adesão ao programa Brasil Alfabetizado


Piauí se destaca pelo número de municípios no Brasil Alfabetizado
Foi prorrogada até o dia 31 de janeiro a adesão das secretarias de Estados e municípios ao Programa Brasil Alfabetizado, edição 2014-2015. As secretarias que entraram no programa em 2012 devem revalidar a adesão e fazer as atualizações necessárias ao novo ciclo.
Segundo dados do Ministério da Educação (MEC), até o dia 20 de janeiro tinham feito o cadastramento no programa 606 municípios e as secretarias estaduais de seis estados.
O Piauí aparece com 64 adesões e se destacou pelo número de municípios, atrás apenas do estado da Paraíba, que aparece com 105 municípios com mais adesão. A expectativa do MEC é ter a adesão de dois mil municípios.
Para receber recursos do governo federal, estados e municípios devem aderir ao Brasil Alfabetizado e informar o número de novas matrículas e de turmas. O programa é dirigido a jovem com 15 anos ou mais, adultos e idosos não alfabetizados.
O objetivo dessa iniciativa é universalizar a alfabetização e abrir oportunidades de acesso à educação nos demais níveis: ensino fundamental, ensino médio e profissional e à educação superior.

Fonte: APPM
 

Prorrogado prazo para comprovar prova de vida ao INSS

Resolução 391/2014 publicada, nesta sexta-feira 24 de janeiro, no Diário Oficial da União (DOU) regulamenta a comprovação de vida e renovação de senha por parte dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), e a prestação de informações por meio das instituições financeiras pagadoras.
Como 4,7 milhões de beneficiários ainda não realizaram o recadastramento foi ampliado o prazo para comparecimento à rede bancária a fim de realizar a comprovação de vida e renovação de senha. O prazo para realizar a renovação da senha na rede bancária é até dia 31 de dezembro de 2014.

Fonte: CNM

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

INSS pede prova de vida aos idosos para continuar pagando os benefícios

 
Mais de 4,7 milhões de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm até o dia 28 de fevereiro para provarem que estão vivos. A medida é necessária para que continuem a receber o benefício. Este prazo não deve ser prorrogado, como ocorreu em agosto do ano passado.
Estima-se que 15% dos assegurados ainda não realizaram o procedimento de cadastro da senha. Apesar disto, o governo insiste na necessidade de uma prova de vida, apesar de dificuldades envolvendo idosos impossibilitados de comparecer às agências bancárias para realizar o procedimento. Existe a opção de contratar um procurador e cadastrá-lo no INSS, mas mesmo com esta alternativa, o idoso ainda tem que sair de casa mesmo com doenças ou dificuldades de locomoção.
A utilização da “prova de vida” recomeçou em 2012, após indícios de pagamentos para pessoas mortas e benefícios pagos duas vezes ao mesmo contribuinte.
Segundo o professor da Universidade de Brasília (UnB) José Matias-Pereira, especialista em administração e finanças públicas, não existe questionamento sobre a necessidade do recadastramento, porém este processo precisa ser realizado de forma mais humana. A sugestão do professor é que agentes do banco ou do INSS visitem as casas dos idosos com dificuldades de locomoção ou enfermidades para o recadastramento.
Da Agência CNM, com informação do Correio Braziliense

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Policia militar prende homens acusados de assaltos em cidades da região norte


Acusados na delegacia de Buriti dos Lopes

Policiais militares sob o comando do coronel Raimundo Sousa, após buscas na região conseguiram prender na cidade de Murici dos Portelas, dois elementos acusados de tentarem assaltar o posto de combustível da cidade de Caxingó-PI, ocorrido na manhã de segunda-feira (20/01).
Acusados na viatura da PM (Foto Via Portal Boca do Povo)

Entre as prisões, Wellington Lima Costa, residente em Magalhães de Almeida - MA; Antonio Francisco Carvalho Sousa, residente em Joaquim Pires; Adailton Gomes da Conceição, residente na cidade de Murici dos Portelas e suspeito que estava dando suporte para a dupla de assaltantes.
Na mesma operação foi preso ainda o elemento identificado como Rômulo, suspeito de comandar o tráfico de drogas na região.
O delegado Rodrigo Mello acredita que os presos na operação de hoje também praticaram assaltos na região de Bom Principio.
 
Fonte: Portal do Catita
Fotos: Portal do Catita e Portal Boca do Povo

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Criadores de Cocal dos Alves já podem adquirem a vacina contra a febre aftosa 2014

A ADAPI (Agencia de Defesa Agropecuária do Piauí) já iniciou a primeira fase da campanha de vacinação contra a febre aftosa em todo e estado. Diferente dos outros anos, quando a campanha era realizada no meio e no fim do ano, agora acontece a antecipação da mesma, dessa forma, desde o ultimo dia 02 (dois) de janeiro a campanha já está acontecendo e se estenderá até o dia 31. Este é o período em que os criadores terão para adquirirem a vacina junto ao comercio de suas cidades.
A nossa reportagem conversou com Girlan Viana, técnico de fiscalização da ADAPI e responsável pela área que corresponde aos municípios de Cocal e Cocal dos Alves. Ele informou que em Cocal, o índice de vacinação na ultima campanha atingiu 91% do rebanho, já em Cocal dos Alves, o índice chegou a 96%, índice este, que segundo ele, deverá ser mantido ou até melhorado nesta primeira fase da campanha em 2014.
Após o período de vacinação, os criadores dos 02 (dois) municípios tem até 15 de Fevereiro para comparecerem ao prédio onde funciona a EMATER, setor da ADAPI para receberem a certificação da vacinação.
 
Fonte: Blog do Tony Costa

Governador Wilson Martins fará visita administrativa ao município de Cocal nesta sexta-feira dia 17 de Janeiro

Governador Wilson Martins
O governador Wilson Martins (PSB), visitará na manhã desta sexta-feira dia (17), o município de Cocal. Na oportunidade, o governador assina a Ordem de serviço que visa melhorar a mobilidade urbana da cidade e realiza a entrega de bicicletas na U. E. Deputado Pinheiro Machado.
Wilson Martins também realiza visita no novo posto das Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans). O posto faz parte da política de investimentos do Governo do Estado que tem como objetivo aproximar os serviços do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) da população do interior.
 
Fonte: Blog do Tony Costa

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Cocal: Missa em ação de graças pelos 50 anos de vida religiosa de Ir. Raimunda Maria


Ir. Raimunda Maria

O Instituto Josefino de Cocal comemora nesta quarta-feira dia (15/01) os 50 anos de vida religiosa da Irmã Raimunda Maria. Como parte da programação acontecerá à celebração de uma santa missa em ação de graças em homenagem a religiosa e mais 02 (duas) outras Irmãs que também fazem parte do mesmo Instituto. A missa será celebrada as 19:00 horas na Igreja Matriz no centro da cidade.

Fonte: Blog do Tony Costa

DESTAQUE NA GLOBO: Caxingó é referência de gestão do BF para o Brasil

O Bom Dia Brasil mostra uma lição que vem de famílias que recebiam o Bolsa Família em Caxingó, um dos municípios mais pobres do país – no interior do Piauí. Elas melhoraram de vida e se desligaram do programa para beneficiar quem precisa mais.
Maria Rejane parou de estudar aos 17 anos para cuidar da filha. Ela e o marido estão desempregados. "Meu esposo vive de bico, R$ 30 por semana", conta.
Maria Rejane faz parte de uma lista de 180 moradores de um dos municípios mais pobres do Piauí que esperam ser beneficiados com o programa Bolsa família. O governo federal paga R$ 102 para quem tem apenas um filho.
Caxingó tem o segundo pior Índice de Desenvolvimento Humano do estado e a renda per capita é menor que R$ 180. Diante dessa realidade o teto máximo, estabelecido pelo governo federal, para o número de famílias que podem receber o benefício foi alcançado. São pouco mais de 900 no município.

Por dois anos praticamente ninguém ingressou no programa. A equipe da Assistência Social do município procurou os moradores que tiveram um aumento da renda. E fizeram um trabalho de conscientização sobre a importância de se desligar voluntariamente do programa. “Possibilita que uma outra família entre e que seja beneficiária. Por quê? Porque a senhora melhorou de renda", explica a assistente social a uma família.
Cleudiane recebeu a visita do grupo. Ela foi aprovada num concurso público para trabalhar como auxiliar de serviços gerais e resolveu sair do programa. "Sabia da necessidade de outras pessoas, por isso eu tinha a consciência do que eu estava fazendo", explica. "Era a única maneira que a gente tinha de reduzir a fila de espera porque o nosso município é muito carente e a fome não espera", afirma a assistente social Elisângela Escórcio.
Já Leda dos Santos nem esperou a visita da assistente social: "Se eu e meu filho estamos trabalhando e nossa renda dá para nós nos mantermos", diz a auxiliar de professora. Por causa de atitudes como a de Dona Leda e com o trabalho da equipe junto à população, o município conseguiu o que parecia impossível: em um período de nove meses incluiu mais 80 famílias no programa. Gente como Conceição – ela e o marido viviam apenas com R$ 200 por mês.
Agora eles quase que dobraram a renda da família e num bom momento: Conceição está esperando o primeiro filho. "Graças a essas pessoas que com vontade própria abriram vaga para minha família fosse beneficiada também", diz a dona de casa Maria da Conceição Lima.
Na contramão dos bons exemplos de Caxingó estão quase 6.800 cadastrados do programa no Piauí. Eles recebiam sem ter mais direito ao benefício. Um exemplo é a família de um vereador do município de Luís Correia. Mesmo com a renda mensal de R$ 3 mil, ele continuava recebendo o Bolsa Família.
"Eu não tinha noção, se a gente tinha que dar baixa, eu não entendia nada disso”, justifica o vereador Sebastião Passos. "Eu acho que é injusto a pessoa ter salário, ser assalariado e continuar recebendo se outras pessoas estão precisando", diz Dona Leda.


Fonte: G1.com

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Aluno do 2º ano de Cocal dos Alves conquista vaga para Medicina


Izael em 2011 recebendo homenagem em Teresina
O Ensino Médio Augustinho Brandão, escola pública no município de Cocal dos Alves, 262 quilômetros ao Norte de Teresina, comemorou nesta segunda-feira (13) a aprovação de 10 alunos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Entre os campeões do ensino está Izael Francisco de Araújo, que fará 17 anos em 2014. Ele ainda cursa o 2º ano do ensino médio, mas já conquistou vaga no curso de Medicina da Universidade Estadual do Piauí (Uespi).
Por não ter concluído o ensino médio, o aluno tentará uma medida judicial para garantir a matrícula na universidade. A Justiça do Piauí tem concedido decisões positivas para que alunos iniciem o curso superior enquanto terminam o 3º ano do ensino médio.
Izael é o terceiro estudante da escola aprovado para Medicina. Em 2011, ele ficou conhecido nacionalmente ao vencer o Soletrando, um concurso nacional de soletração promovido pela TV Globo. Depois disso, ele ganhou várias homenagens, como o Mérito Conselheiro Saraiva, de Teresina.
A diretora da escola da rede estadual, Aurilene Vieira de Brito, comemorou o resultado dos alunos e frisou que alguns deles já conquistaram prêmios em olimpíadas de Química e Matemática.
A aptidão nas competições escolares pode ter influenciado também a escolha dos cursos. Foram três aprovados para Química, dois para Matemática, um para Física, Biologia, Farmácia e Educação Física, todos na Universidade Federal do Piauí (UFPI).
"É fruto de um trabalho. Todo ano já esperamos. A gente trabalha para isso. Nosso trabalho é voltado para que ao final do terceiro ano eles consigam a aprovação", disse a diretora ao Cidadeverde.com, por telefone.
O 3º ano do Ensino Médio Augustinho Brandão conta com 15 alunos. Os que não foram aprovados aguardam a segunda chamada.

Aprovados do Ensino Médio Augustinho Brandão no Enem

Angélica - Química UFPI
Analice - Química UFPI
Dieme Pereira - Matemática UFPI
Fábio Vieira - Física UFPI
Francimar - Matemática UFPI
Isamara Cardoso - Educação Física UFPI
Jane Kelly - Química UFPI
Kaina Solanda - Biologia UFPI
Gilmara Rocha - Farmácia UFPI
Izael Francisco - 2º ano - Medicina UESPI

Fábio Lima/fabiolima@cidadeverde.com

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Acidente de moto no centro de Cocal dos Alves deixa menor com suspeita de traumatismo craniano


Foto: Blog do Coveiro

Por volta das 20h40min deste Domingo (12/01), deu entrada no Hospital Joaquim Vieira de Brito em Cocal, o cocalalvense menor de 17 anos, das iniciais M. de B.V., que sofreu um acidente de moto ao passar em uma lombada próximo a Igreja Matriz, no centro de Cocal dos Alves.
De acordo com populares que socorreram a vitima, ao passarem pelo local, o menor encontrava-se desacordado, com varias escoriações pelo corpo e com o rosto completamente deformado devido a forte pancada sofrida na cabeça, ele pilotava uma moto Honda Titan 125cc, sem fazer o uso do capacete.
No Hospital já mencionado, a vitima recebeu os primeiros socorros. Devido a suspeita de traumatismo craniano, ele foi removido por uma equipe do SAMU para o HEDA (Hospital Estadual Dirceu Arcoverde) em Parnaíba.

Fonte: Com Informações do Blog do Coveiro