segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Motorista colide em cerca de residência e carro pega fogo em Parnaíba


Foto: Proparnaiba

O Corpo de Bombeiros foi acionado, na manhã deste deste domingo (27), para conter as chamas de um veículo que incendiou após colidir em uma cerca de madeira, no conjunto Colinas da Alvorada, em Parnaíba.
O carro, com placa de Tutoia- MA, ficou totalmente destruído pelo fogo. O condutor, que preferiu não revelar a identidade, apresentava sinais de embriaguez e disse que perdeu o controle durante uma curva. Apesar do susto, ninguém teve ferimentos.

Com informações do Proparnaiba

Dia do Servidor Público



 
No dia 28 de outubro comemora-se o dia do funcionário público. A data foi instituída no governo do presidente Getúlio Vargas, através da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937.
Em 1938 foi fundado o Departamento Administrativo do Serviço Público do Brasil, onde esse tipo de serviço passou a ser mais utilizado.
As leis que regem os direitos e deveres dos funcionários que prestam serviços públicos estão no decreto nº 1.713, de 28 de outubro de 1939, motivo pelo qual é o dia da comemoração desse profissional.
Em 11 de dezembro de 1990, foi publicado o novo Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, a Lei nº8112, alterando várias disposições da antiga lei, porém os direitos e deveres desses servidores estão definidos e estabelecidos na Constituição Federal do Brasil, além dos estatutos das entidades em que trabalham.
Os serviços públicos estão divididos em classes hierárquicas, de acordo com os órgãos dos governos, que podem ser municipais, estaduais ou federais. Os serviços prestados podem ser de várias áreas de atuação, como da justiça, saúde, segurança, etc.
Para ser servidor público é preciso participar de concursos e ser aprovado no mesmo, garantindo assim a vaga enquanto profissional. O bom desse tipo de trabalho é que o servidor tem estabilidade, não pode ser dispensado de suas funções. Somente em casos extremos, em que se comprove a falta de idoneidade de um funcionário público, é que o mesmo é afastado de seu cargo.
Os salários dos funcionários públicos são pagos pelos cofres públicos, dependendo da localidade. Se for municipal, são pagos pelas prefeituras; se estadual, pelos governos estaduais; e se federal, pagos pelos cofres da União.
Os servidores públicos devem ser prestativos e educados, pois trabalham para atender a população civil de uma localidade. É comum vermos pessoas reclamarem dos serviços públicos, da falta de recursos dos mesmos, falta de profissionais para prestar os devidos atendimentos ou até mesmo por estes serem mal educados e ríspidos com a população. É bom enfatizar que esses profissionais lidam com o que é público, ou seja, aquilo que é de todas as pessoas. Portanto, ganham para prestar serviços a toda comunidade.
                                                                                                                                                
Fonte: Brasil Escola

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Servidores Municipais de Cocal dos Alves convivem com falta de um calendário de pagamento



Os servidores públicos municipais de Cocal dos Alves estão convivendo com uma realidade que tem causado uma grande insegurança na hora de receber seus proventos, o motivo de tal insegurança, é a indefinição quanto a ter, por exemplo, um calendário que determine uma única data para o pagamento de seus salários, ou seja, falta unificação periódica de pagamento.
De acordo com informações de uma fonte segura e fidedigna, em cada mês se recebe em uma date diferente, e isso tem dificultado a organização financeira do funcionário do município, por não saber exatamente em qual momento do mês estará recebendo seus vencimentos, esta é uma realidade que precisa ser reavaliada pelo poder público municipal, pois o servidor é a grande mola mestre do bom funcionamento e a garantia de uma boa prestação de serviços à população, portanto, este servidor precisa ser respeitado.

www.tribunalivreca.blogpot.com.br

Eletrobras é campeã de reclamações no PROCON do Piauí

A empresa Eletrobras distribuição Piauí encontra-se em 1° lugar em números de reclamações no Procon do estado.
Comparando com os dados do mesmo período de 2012, a empresa já ultrapassa em números de reclamações por seus usuários em todo o Piauí.
Por ser uma empresa que atende mais de 1 milhão de pessoas a Eletrobras mantem-se em primeiro lugar, logo em seguida encontra-se a AGESPISA, que atende cerca de 300 mil usuários.
Segundo a direção da Eletrobras distribuição Piauí a razão de muitas reclamação parte do trabalho de combate aos desvios de energia que ao ser descoberto o valor vai cobrado nas contas futuras e o consumidor termina levando o caso ao órgão de defesa do consumidor.

Por Rafael Leite
Foto: Kairo Amaral
Via/Blog do Pessoa

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Caminhonete baú da MACAVI capota na PI-305 em Caraúbas do PI



 
Um acidente envolvendo uma caminhonete baú da loja de móveis e eletros Macavi deixou dois feridos na tarde desta segunda-feira (21), no povoado Tamboril no município de Caraúbas do Piauí. Segundo informações, o motorista teria perdido o controle da direção e capotou deixando o veículo parcialmente destruído.
O acidente aconteceu por volta das 14h20 no trecho da PI-305 a 3km da sede de Caraúbas. Os dois ocupantes da caminhonete foram encaminhados ao centro de saúde da cidade. O motorista teve alguns cortes na cabeça e escoriações no corpo. A caminhonete baú estava carregada de moveis e eletrodomésticos.

Fonte: Portal Boca do Povo / Fotos: Veras Filho

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Homenagem: Professora de Cocal dos Alves é homenageada com Ordem Do Mérito Renascença


Na noite da última sexta-feira dia (18), o Governo do Estado realizou a cerimônia de homenagens e reconhecimento através da Medalha da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí. A cerimônia ocorreu na sede da Associação comercial e Industrial de Parnaíba no porto das barcas.
Várias personalidades foram homenageadas, entre elas, a professora Rita Alves Vieira. Professora Ritinha como é conhecida pelos amigos mais próximos é natural de Cocal dos Alves, a mesma iniciou suas atividades ainda muito jovem. Foi aprovada em concurso público para Professora da Rede Estadual de Ensino. Formou-se em Letras pela UESPI, Campus de Parnaíba, onde também fez Especialização em Língua Portuguesa. Concluiu Mestrado em Linguística pela universidade Federal de Pernambuco. Professora Universitária, coordenou cursos e participou de vários projetos, sendo reconhecida pelo seu valoroso trabalho na área de Educação.


Fonte: Blog do Tony Costa